menu
31 de Outubro de 2024
facebook instagram whatsapp
lupa
menu
31 de Outubro de 2024
facebook instagram whatsapp
lupa
fechar

POLÍTICA MT Sábado, 11 de Maio de 2024, 10:44 - A | A

Sábado, 11 de Maio de 2024, 10h:44 - A | A

EM SINTONIA

Barranco é cogitado para superintendência do Incra em MT após exoneração de Edtânio Santos

O deputado propôs a criação do residencial Brasil 21, nas imediações do Contorno Leste, em Cuiabá, visando a realocação das cerca de 3 mil famílias que foram removidas após reintegração de posse.

 

O Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Mato Grosso passa por mudanças após a exoneração de Edtânio Santos de Oliveira da superintendência. Rumores indicam que o deputado estadual Valdir Barranco (PT) é um dos nomes ventilados para assumir o cargo. A pasta é considerada uma das prioridades do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e Barranco já possui influência no órgão, sendo ele o responsável por indicar Edtânio para o cargo que ocupava.

 

Valdir Barranco é conhecido por sua atuação em prol dos assentamentos rurais em Mato Grosso, o que o coloca em sintonia com as pautas trabalhadas no Incra. Recentemente, ele apresentou um projeto de lei que propõe a criação do residencial Brasil 21, nas imediações do Contorno Leste, em Cuiabá, visando a realocação das cerca de 3 mil famílias que foram removidas após reintegração de posse. Embora a proposta tenha sido aprovada em primeira instância, está atualmente parada no Legislativo.

 

Edtânio foi nomeado em abril de 2023, marcando a retomada de Lula à questão agrária. O ex-superintendente, natural de Jauru (a 425 km de Cuiabá), foi escolhido por sua experiência prévia na área. Entre os anos de 2010 e 2014, ele atuou na chefia da extinta unidade avançada do Incra no Vale do Guaporé e Casalvasco, dedicando-se à reestruturação do órgão. A possível indicação de Valdir Barranco para o cargo sinaliza uma continuidade nas políticas voltadas para a reforma agrária no estado.

 
 
 
 
 

> Click aqui e receba notícias em primeira mão.


Comente esta notícia

Julio Rosa 11/05/2024

Os movimentos pela reforma agrária só tem a ganhar com quem conhece a necessidade do homem do campo.

positivo
0
negativo
0

1 comentários