A empresa de transporte por aplicativo 99 anunciou um investimento de R$ 1 bilhão no Brasil para ampliar sua atuação no mercado nacional. A informação foi divulgada durante um encontro nesta quarta-feira (16) entre o vice-presidente e ministro da Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e Stephen Zhu, diretor global da Didi's International Business Group, controladora da 99.
A expansão inclui o lançamento da 99Food, serviço de entrega de comida, previsto para começar a operar ainda este ano. Com isso, a empresa amplia sua plataforma, que já oferece transporte individual, entregas de encomendas e serviços financeiros via 99Pay.
“Este investimento reflete nosso compromisso de longo prazo com o Brasil”, afirmou Zhu. Alckmin destacou que o anúncio confirma a confiança no ambiente econômico brasileiro: “O compromisso do presidente Lula com a estabilidade está gerando resultados positivos”.
Mototáxi em disputa
Além dos investimentos, a 99 enfrenta um embate jurídico em São Paulo pela liberação do serviço de mototáxi, suspenso por decreto da prefeitura. A administração municipal, liderada por Ricardo Nunes, alega riscos à segurança dos passageiros. A plataforma contesta a proibição na Justiça, com apoio da Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec).
Apesar de decisão favorável na 8ª Vara da Fazenda Pública que invalidou o decreto, o serviço segue suspenso por uma liminar do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), concedida em janeiro deste ano.