Em 2023, Mato Grosso se destacou tristemente como o estado com o maior número de feminicídios no Brasil, conforme dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Este ano, os números continuam alarmantes: de janeiro a outubro, 40 mulheres foram vítimas de feminicídio, representando um aumento de 14,3% em relação ao mesmo período de 2023. Esses dados reforçam a urgência de mobilizações sociais contra a violência de gênero.
Com o objetivo de conscientizar a população e promover ações concretas para combater essa realidade, o Grupo Mulheres do Brasil (GMB) organiza, no dia 1º de dezembro, uma caminhada pelo fim da violência contra mulheres. A ação ocorrerá simultaneamente em várias cidades do Brasil e do mundo. Em Cuiabá, a concentração será às 7h, na Praça Santos Dumont, com percurso até a Praça 8 de Abril (Choppão).
Uma luta diária contra a violência
A caminhada faz parte da luta pela erradicação da violência contra mulheres e meninas, um compromisso que o GMB reforça como sendo responsabilidade de toda a sociedade. A líder do núcleo Cuiabá, Keite Agnes Custódio, destacou a gravidade da situação:
“Não podemos aceitar como normal as estatísticas que estamos presenciando. Essa luta é uma conquista diária e começa dentro das nossas casas, no trabalho, com nossos filhos e colegas. É preciso posicionamento e ação concreta. Não, não é mimimi, é a realidade, cruel para as mulheres.”
No Brasil, a cada dia, quatro mulheres perdem a vida vítimas de feminicídio. Em 2023, 1.400 casos foram registrados em todo o país, representando um aumento de 1,6% em relação ao ano anterior.
O papel do Grupo Mulheres do Brasil
Fundado em 2013 por um grupo de empresárias liderado por Luiza Helena Trajano, o GMB tem como propósito atuar em causas sociais, políticas e econômicas. Hoje, o grupo conta com 115 núcleos no Brasil e está presente em 23 países. Por meio de iniciativas como a caminhada, busca sensibilizar e engajar a sociedade para combater a violência de gênero e construir uma cultura de paz.
Ajude a combater a violência
Além de participar da caminhada, o GMB reforça a importância de buscar ajuda em casos de violência. O canal Ligue 180, da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres, oferece atendimento gratuito e confidencial 24 horas por dia, todos os dias da semana.
A luta contra a violência de gênero é um compromisso de todos. Participe da caminhada e ajude a construir uma sociedade mais justa e segura para todas as mulheres.
Como participar?
Quando: 1º de dezembro, às 7h
Onde: Concentração na Praça Santos Dumont (Av. Getúlio Vargas), com percurso até a Praça 8 de Abril (Choppão)
Quem pode participar: Aberto a toda a família – homens, mulheres e crianças.
Orientação: Use camiseta laranja, símbolo da campanha.
> Click aqui e receba notícias em primeira mão.