Um forte temporal atingiu Cuiabá na manhã desta sexta-feira (01), deixando pelo menos mil moradores de nove bairros sem energia elétrica. Segundo levantamento da Energisa, concessionária responsável pelo fornecimento de energia na cidade, os bairros mais afetados foram Boa Esperança, Alvorada, Monte Líbano, Santa Helena, Quilombo, Consil, Santa Rosa, Sucuri e Carumbé.
As interrupções no fornecimento de energia foram causadas por quedas de árvores, placas e telhas lançadas sobre cabos de energia, além de descargas elétricas. A Energisa relatou ter fornecido atendimento rápido aos consumidores e reforçado equipes para garantir a retomada gradual de energia em cada imóvel.
A Universidade Federal de Mato Grosso também foi afetada, ficando sem energia durante parte da manhã devido a danos no cabeamento elétrico. No bairro Carumbé, uma placa de publicidade foi arremessada sobre os fios pelo vento, resultando em equipes no local para resolver a situação.
O mau tempo na região também trouxe granizo e uma alta incidência de raios. A concessionária reforçou à população alguns cuidados para dias chuvosos, como evitar ligar equipamentos elétricos em tomadas instaladas em paredes úmidas, não realizar manutenções durante a chuva e desligar o disjuntor em casos de alagamento, curto-circuito ou incêndio.
Além disso, é recomendado evitar áreas abertas durante tempestades, como campos de futebol, piscinas, lagos, lagoas, praias, árvores, mastros e locais elevados, devido ao risco de descargas elétricas naturais.
Para a tarde desta sexta-feira, não são esperadas pancadas de chuva, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). No entanto, a chuva deverá retornar no sábado (02) em Cuiabá.
> Click aqui e receba notícias em primeira mão.