menu
23 de Novembro de 2024
facebook instagram whatsapp
lupa
menu
23 de Novembro de 2024
facebook instagram whatsapp
lupa
fechar

JUDICIÁRIO Sábado, 23 de Novembro de 2024, 11:54 - A | A

Sábado, 23 de Novembro de 2024, 11h:54 - A | A

DURANTE COMÍCIO

Vereador eleito de MT é condenado por racismo por chamar adversário de macaco

A pena será cumprida em regime semiaberto e, além da prisão, Michel deverá pagar 12 dias-multa, com base no salário mínimo vigente na época dos crimes.

 

O juiz eleitoral da 8ª Zona Eleitoral de Mato Grosso, Daniel de Sousa Campos, condenou Michel Lucas Rocha Souza (União Brasil), ex-secretário municipal de Saúde e vereador eleito por Alto Taquari, a 1 ano, 2 meses e 25 dias de reclusão, além de multa, pelos crimes de injúria eleitoral e racismo. A sentença foi proferida após ele ser acusado de ofender adversários políticos e fazer declarações racistas durante um evento eleitoral.

 

De acordo com a denúncia do Ministério Público Eleitoral (MPE), Michel se referiu aos seus oponentes como “macacos” durante um comício em 20 de setembro deste ano. Além disso, ele também foi acusado de insultar o médico Sebastião Higino da Costa, chamando-o de “velho gagá” e publicando em suas redes sociais no dia anterior um comentário depreciativo sobre o médico com a frase: “Dr velório tá bravo”.

 

O juiz considerou que as palavras de Michel não foram apenas críticas políticas, mas sim uma tentativa deliberada de manipular a opinião dos eleitores e interferir no resultado da eleição. "O objetivo do réu não era fazer uma crítica política, mas influenciar o voto dos eleitores para que não apoiassem a oposição", afirmou a decisão judicial.

 

Além disso, o juiz ressaltou a gravidade das ofensas, destacando que atitudes racistas como as de Michel devem ser corrigidas e penalizadas. "Percepções imbuídas de racismo devem ser corrigidas, pois o povo afrodescendente ainda sofre as consequências de ser marginalizado na sociedade", afirmou.

A pena será cumprida em regime semiaberto e, além da prisão, Michel deverá pagar 12 dias-multa, com base no salário mínimo vigente na época dos crimes.

 

 

 

VEJA O VÍDEO AQUI- https://www.instagram.com/reel/DAOE-PexL-sqMbxuuhUu_0rvXR-yZOzDHJPPQU0/?igsh=MWNtZ2JxejMxb3VwZQ%3D%3D

 

 

Comente esta notícia