menu
19 de Maio de 2024
facebook instagram whatsapp
lupa
menu
19 de Maio de 2024
facebook instagram whatsapp
lupa
fechar

POLÍTICA MT Quarta-feira, 08 de Maio de 2024, 13:49 - A | A

Quarta-feira, 08 de Maio de 2024, 13h:49 - A | A

DIFICULDADES FINANCEIRAS

45% do municípios de Mato Grosso fecharam 2023 no vermelho

Surpreendentemente, a soma das contas de todas as prefeituras apresentou um superávit significativo de R$ 396,7 milhões.

 

 

A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) revelou que 45% dos municípios de Mato Grosso encerraram o ano de 2023 enfrentando dificuldades financeiras, com suas contas no "vermelho". Esta situação indica que essas prefeituras não conseguiram cobrir todas as despesas do ano, destacando-se principalmente os gastos com folha de pagamento.

 

Apesar deste cenário preocupante em quase metade dos municípios do estado, a situação não reflete o panorama geral em Mato Grosso. Surpreendentemente, a soma das contas de todas as prefeituras apresentou um superávit significativo de R$ 396,7 milhões. Isso se deve ao fato de que 55% dos municípios não enfrentaram problemas para equilibrar suas contas e realizar todos os pagamentos necessários. Essa performance financeira positiva coloca Mato Grosso como o quarto melhor estado no ranking brasileiro de superávit municipal, atrás apenas do Paraná, Rio Grande do Sul e Paraíba.

 

O relatório da CNM aponta um aumento de 13,2% nas despesas com pessoal em 2023, impulsionado tanto por reajustes salariais quanto pela contratação de novos servidores, práticas que haviam sido suspensas durante a pandemia. Este aumento nas despesas com folha de pagamento é um dos principais fatores que contribuíram para o déficit observado nos municípios com dificuldades financeiras.

 

O documento da CNM ressalta que a piora nas contas públicas municipais é preocupante, especialmente considerando o elevado déficit primário e o aumento das despesas que não foi acompanhado por um crescimento equivalente nas receitas. Além disso, o maior comprometimento da Receita Corrente Líquida (RCL) com gastos de pessoal sinaliza um ano de 2024 desafiador para as prefeituras brasileiras.

 

Esse cenário financeiro complexo nos municípios de Mato Grosso reflete as dificuldades que muitas administrações municipais enfrentam em todo o Brasil, desafiadas a equilibrar a prestação de serviços públicos com a gestão eficiente de seus recursos financeiros.

 

> Click aqui e receba notícias em primeira mão.


Comente esta notícia