O deputado estadual Faissal Calil (Cidadania) participou, na manhã desta quarta-feira (16), de uma audiência pública proposta pela presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereadora Paula Calil (PL), que tratou sobre reivindicações de motoboys que atuam na capital. No encontro, o parlamentar sugeriu a criação de um aplicativo local de delivery que valorize a categoria e concorra com as grandes plataformas.
No final de março, entregadores por aplicativo de Cuiabá e Várzea Grande fizeram uma paralisação, reivindicando um reajuste das taxas pagas pelas empresas, além do fim da prática da coleta dupla, que é quando o entregador precisa buscar dois pedidos em um mesmo trajeto, assim como a criação de pontos de apoio para descanso e alimentação.
Buscando ouvir a categoria, a Câmara Municipal de Cuiabá, através da presidente da Casa, Paula Calil, realizou uma audiência pública no parlamento da capital. Entre os pedidos feitos pela categoria, estavam melhores condições de trabalho, instalação de pontos de apoio, criação de faixas exclusivas no trânsito e a fundação de uma associação própria. Faissal prestigiou o evento e, em sua fala, sugeriu inclusive a criação de um aplicativo próprio.
“Estou pronto para ajudar e uma coisa que podemos pensar é em criar um aplicativo local que atenda os motoboys melhor que o iFood. Isso é possível e gera concorrência, forçando as grandes plataformas a oferecerem melhores condições. O ideal é mostrar que é possível oferecer algo melhor. Além disso, precisamos qualificar nossos motoboys. Destinei uma emenda para viabilizar cursos de especialização e estou aguardando alinhar com a categoria para implementar essa capacitação”, afirmou Faissal.