O soldado Matheus de Souza Ribeiro, de 30 anos, morreu ao tentar impedir um homem de pular do Viaduto das Américas, sobre a BR-040, em Contagem (MG). Durante a tentativa de resgate, ele foi puxado e caiu de uma altura de aproximadamente 15 metros. O homem, que estava em surto, morreu no local. Matheus ainda foi socorrido com vida e levado ao Hospital Municipal de Contagem, mas não resistiu aos ferimentos.
Policial militar há sete anos, Matheus fazia parte do Grupo Especializado em Áreas de Risco (Gepar) do 18º Batalhão de Contagem. Natural de Três Marias, ele se mudou para Belo Horizonte após se casar. Mesmo com a rotina intensa da corporação, conciliava sua profissão com sua grande paixão: o Hapkido, arte marcial que ele não apenas praticava, mas também ensinava.
A morte do soldado gerou forte comoção entre amigos, colegas de farda e alunos. Seu amigo e parceiro de treinos, Yuri Vargas, contou que soube da tragédia pelo rádio, sem imaginar que se tratava de Matheus.
"Eu ouvi a notícia no rádio quando cheguei em casa, mas não sabia que era ele. Fui pesquisar e descobri que se tratava do Matheus. É uma coisa que ninguém espera", relatou.
A amizade entre os dois já durava 14 anos. No sábado anterior à tragédia, ainda deram aula juntos.
"Matheus era um cara muito humilde, me aconselhava muito, tinha um coração enorme. Ele morreu mostrando a coragem que sempre teve. Um cara excepcional", lamentou Yuri.
Nas redes sociais, amigos prestaram homenagens emocionadas.
"Outro dia mesmo você estava fazendo a leitura no meu casamento! Sábado falamos dos treinos. A vida é um sopro. Descanse nos braços do Senhor, irmão!", escreveu um amigo.
A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) também lamentou a perda:
"O Soldado Matheus dedicou seu compromisso de proteger a sociedade mineira e faleceu em serviço, cumprindo com honra e bravura sua missão de salvar vidas."
O legado de coragem e dedicação de Matheus Ribeiro permanecerá vivo na memória daqueles que tiveram o privilégio de conhecê-lo.