menu
23 de Dezembro de 2024
facebook instagram whatsapp
lupa
menu
23 de Dezembro de 2024
facebook instagram whatsapp
lupa
fechar

ECONOMIA Domingo, 05 de Maio de 2024, 13:00 - A | A

Domingo, 05 de Maio de 2024, 13h:00 - A | A

"SITUAÇÃO FISCAL FRACA E SENSÍVEL"

Agência norte-americana aponta risco alto para investimento externo no Brasil; “solidez fiscal fraca”

A nota, que indica um risco elevado para investidores estrangeiros, está em vigor desde 2016.

 

 A agência norte-americana de classificação de riscos Moody’s anunciou o rebaixamento do rating da economia brasileira para Ba2, sinalizando uma solidez fiscal "fraca e sensível" devido à alta dívida do país e à dificuldade em administrar os débitos, além dos altos gastos do atual governo.

 

A nota, que indica um risco elevado para investidores estrangeiros, está em vigor desde 2016. Segundo a Moody’s, espera-se que o peso da dívida continue a crescer nos próximos dois anos antes de se estabilizar.

 

"A classificação Ba2 reflete uma solidez fiscal ainda relativamente fraca, dada a rigidez dos gastos do Brasil, o elevado peso da dívida e a fraca capacidade de pagamento da dívida, que permanece sensível a choques econômicos ou financeiros", afirmou a agência em comunicado.

 

Apesar do rebaixamento, a perspectiva econômica do Brasil foi ajustada de "estável" para "positiva". O Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, respondeu às críticas da Moody’s, enfatizando que a nova perspectiva reflete o esforço colaborativo dos Três Poderes para superar divergências e priorizar os interesses nacionais. "Mesmo com a deterioração momentânea da economia global, o Brasil caminha e recupera credibilidade econômica, social e ambiental. Temos muito a fazer", celebrou Haddad.

 

O presidente Lula destacou a recuperação do respeito internacional e da credibilidade econômica e ambiental do Brasil, enquanto o Haddad apontou os esforços para manter a saúde das contas públicas como essenciais para futuros avanços positivos. O Tesouro Nacional indicou que a melhoria do equilíbrio fiscal contribuirá para a redução das taxas de juros e para melhores condições de crédito, ampliando assim os investimentos públicos e privados no país.

 

 

> Click aqui e receba notícias em primeira mão.

 
 

Comente esta notícia

LETICIA GOMES MAIA 07/05/2024

Essa notícia é falsa. Equivocada. Distorcida. É uma mentira. A moodys nem aumentou, nem rebaixou. Apenas alterou a perspectiva de neutra para positiva. Nem mesmo a perspectiva rebaixou, foi o contrário. O que leva um jornal a criar desinformação, a agir de maneira desonesta como essa?

positivo
7
negativo
2

Mario 07/05/2024

Comentário desconectado da realidade dona Vera terra pianista

positivo
5
negativo
3

Vera Lúcia Dos Reis Abreu De Almeida 07/05/2024

Enquanto a nossa vizinha Argentina está tentando e está conseguindo com grande esforço equilibrar suas contas, o Brasil vai ladeira a baixo. O governo atual encontrou o país rumo à prosperidade, embora ainda tivéssemos que percorrer uma longa jornada para chegarmos lá, mas estávamos no caminho certo. Aí assume o poder um cara totalmente despreparado e populista como todo comunista e põe nos ministérios apenas políticos e não, técnicos. Esperar o quê? O atual governo só pensa em gastar, gastar e gastar como se dinheiro fosse capim e nascesse. Se não houver um freio nos gastos e os impostos continuarem aumentando, podem ter certeza que afundaremos muito mais rápido do que esperávamos. Se fossem pelo menos bons observadores, veriam que, quando o governo anterior cortou alguns impostos e baixou outros, a arrecadação aumentou significativamente. Eles estão no caminho inverso. Aumentam impostos e aumentam gastos. O resultado está aí visto por todos. Estou falando isso sem nenhuma ideologia política. Estou falando como uma cidadã que já viveu algumas décadas e, consequentemente viveu muitas fases desse nosso país. Falando por experiência própria. Não pensem que torço por uma má gestão e tampouco desejo o Brasil afundando, até porque os únicos a sofrerem as consequências seremos nós, o povo brasileiro. Mas, infelizmente, é o que está acontecendo. Não sou política, não brigo por nenhum político, estou falando da nossa realidade econômica. O que tem de estabelecimentos fechando, é muito triste. Temos tudo, mas tudo mesmo para sermos um pais de primeiro mundo. Mas a maioria dos nossos políticos infelizmente não pensam assim. Só pensam em seu bem estar. Outro fator que também está afetando muitos investidores, é a instabilidade jurídica que está acontecendo atualmente no nosso país. E o pior é que essas decisões estão acontecendo politicamente e do setor que deveria assegurar essa estabilidade. Mas eles têm dinheiro, mudam logo para o exterior e pouco vão se importar se nós vamos precisar matar nossos animais de estimação para matarmos nossa fome. ESSA É A REALIDADE DO BRASIL se continuarmos com essa política econômica e nesse ritmo de gastos públicos. O nosso endividamento público é o maior de todos os tempos. Deus salve o Brasil e consequentemente, à nós, brasileiros.

positivo
18
negativo
12

Thiago 07/05/2024

Os países ricos tendo suas dívidas públicas crescendo a ritmos galopantes e o problema é o Brasil? Mesmo as previsões pessimistas não veem nossa dívida acima dos 100% do PIB até 2030. Enquanto isso a divida americana sobe 1tri a cada 100 dias.

positivo
4
negativo
7

Mario 07/05/2024

Aos bozoloides graças a democracia a retirada do insano golpista covarde em 2022 que gastou 300 bilhões para se reeleger mesmo assim a economia está cada vez melhor

positivo
5
negativo
13

Hélio 07/05/2024

Com a insegurança jurídica que estamos vivendo , onde o Supremo Tribunal Federal Legisla e passa por cima da constituição. Onde esse desgoverno só faz lei para aumentar impostos , e gasta desenfreadamente sem critério , já comprometeu 75,5 % do PIB brasileiro com dívidas , com os preços dos alimentos disparados nos mercados , e com um ex presidiário como presidente ,é claro que qualquer país com inteligência , não investiria no Brasil .

positivo
21
negativo
5

MÁRIO ZUNINO 07/05/2024

Ah! - Deixem de serem hipócrita e preconceituosos, com governo com ideias diferentes, o governo passado, não vê idiota, burro, preconceituosos, ser conservador Bolsonaristas. Quando que o brasil não cumpriu a duas obrigações externa? - É assim mesmo, o país dá sinal de crescimento e logo, os EUA vem com este discurso, medo de não sermos mais subalternos aos ideais imperiais.

positivo
6
negativo
11

Rogatti 07/05/2024

Falando em dívida pública e a dos EUA atualmente em U$34 trilhões… e crescendo.

positivo
5
negativo
7

Jeferson 06/05/2024

O que justifica distorcer a notícia? A Moody não subiu a nota do Brasil e muito menos rebaixou. Somente mudou a perspectiva de estável para positiva, ou seja, mais próximo de um aumento de nota.

positivo
13
negativo
12

Cláudio Roberto Oliveira 06/05/2024

Kkkkk, Terror, devem estar , os EUA Itália, Espanha, e muitos outros países, pois a dívida deles é acima de 100% do PIB. Fonte de Fake.

positivo
9
negativo
11

WILLIAM MARTINEZ COSTA BRAGA 06/05/2024

E ainda se dá crédito a essas agências, visivelmente alinhadas com as empresas de mercado, querendo sugar o suor dos trabalhadores brasileiros.

positivo
11
negativo
9

Jerônimo 06/05/2024

Na realidade eles não estão rebaixado, estão boicotando a economia do Brasil para o Brasil não consegui desenvolver, quando a economia do Brasil estava no alge eles fizeram a mesma coisa boicotar .

positivo
12
negativo
7

Glaucio 06/05/2024

Temos um Ex Presidiário como Presidente e Haddad que foi eleito o PIOR Prefeito de São Paulo um sujeito que não entende NADA de Economia como Ministro da Fazenda esperar o que ??? Brasil indo ladeira a baixo .

positivo
34
negativo
18

Elen 06/05/2024

Até que enfim folha uma notícia imparcial! A economia está muito ruim mesmo aqui dentro do Brasil. Se está ruim pra nós, é óbvio que o cenário internacional também vê isso. Fico extremamente triste de ler isso mas, a verdade é triste mesmo! Tenho empresa há 15 anos e hoje em dia estou queimando meu estoque de produtos para pagar salários de funcionários. Conta no vermelho há meses. É triste ir numa plataforma de vendas online como o mercado livre e ver tantos produtos em “promoção “. Estão em promoção porque não estão vendendo porque as pessoas estão SEM DINHEIRO. :(

positivo
26
negativo
7

Bruno Veras Nascimento 06/05/2024

Daí para pior, quem vive e observa o dia a dia da economia sabe que já estamos a caminho da falência da economia brasileira a salvação ainda tem sido O AGRO, que a ptzada tanto odeia.

positivo
20
negativo
5

Alexsandro Schmidt da Cunha 06/05/2024

Hoje tá difícil mesmo ,se ruim tá bom ,a meu garoto . Tá lindo uma maravilha !

positivo
0
negativo
0

Oliveira 06/05/2024

Primeiro que é cara de pau dos americanos falar em dívida pública quando a dívida deles passa dos 100% do PIB enquanto o Brasil tem apenas 74% , comparado com as maiores economias é onde menor dívida pública. Depois, a própria agência não rebaixou, pelo contrário sinalizou positividade. E mais uma pergunta, onde estavam as agências de risco no período de 2017 a 2022, por que desapareceram?

positivo
2
negativo
6

Debora 06/05/2024

Se a agência melhorou a perspectiva da economia brasileira de estável para positiva, porque o título da matéria diz que foi rebaixada? Esse veículo de informação pretende ser confiável? Se quer pelo menos dê a informação de forma correta, sem factoides!

positivo
1
negativo
2

Anderson navarros 06/05/2024

Quem escreveu essa materia foi CARLUXO? Brasil nunca recebeu tantos investimentos estrangeiros como agora. O governo está fazendo a lição de casa. Parabéns lula e Hadad

positivo
0
negativo
0

A 05/05/2024

Mentira Fake news

positivo
18
negativo
20

Reinaldo 05/05/2024

Como é possível uma entidade como essa, se apeesenrar como uma fonte de informação. A que preço se submetem para criar factoides e noticias falsas ou destircidas. Mas o pior é observar que existem seres que apoiam esse tipo de atitude mal intencionada.

positivo
26
negativo
58

Marcos 05/05/2024

O varejo que mais emprega no país tá quebrando . Estamos indo rumo ao colapso financeiro

positivo
56
negativo
21

Valmir Humberto Piacentini 05/05/2024

Por favor: troquem o seu nome para Folha do Estado Bolsonarista. Vão criar vergonha na cara e aprender a respeitar as decisões econômicas sem inventar mentiras. Só o gado acredita em vocês!

positivo
36
negativo
65

Jaime Henri Pierozan 05/05/2024

Que vergonhoso esse tipo de jornalismo, tentando enganar o povo. A própria agência declarou na nota o aumento da credibilidade do Brasil e vocês colocam como notícia ruim? Jornalistas parciais e tendenciosos.

positivo
24
negativo
43

Alcione peleja 05/05/2024

Bem q poderia cortar na carne gastos, demonstrando austeridade, cortar supersalários, aumentar do concursado, agilizar nossa justiça, pra finalizar o processo mais rápido; aí melhora a nota e nós pagaremos menos….

positivo
42
negativo
4

Pazzoti Consultoria 05/05/2024

O problema da pouca credibilidade pelos investidores estrangeiros, e até mesmo entre os nacionais, é a falta de investimento governamental no desenvolvimento industrial, tecnológico, educacional e, por incrível que pareça, até mesmo social. A política econômica atual é toda voltada para arrecadação de impostos com a finalidade de cobrir as despesas altíssimas com a máquina pública que nada colabora para o desenvolvimento do país (muitos Ministérios, muitas Estatais deficitárias e inúmeras despesas operacionais administrativas principalmente altos salários e muitos benefícios).

positivo
87
negativo
16

Caio 05/05/2024

Criem vergonha nessa cara. Que jornalismo indecente e vulgar. A agência Moodys manteve a nota de crédito em Ba2 e alterou a perspectiva de “estável” para “positiva”.

positivo
63
negativo
29

Adenilson Santos Lima 05/05/2024

Haddad comemorou, porque assim o congresso vai ver que não pode ficar aprovando aumentos pro judiciário que já é privilegiado em detrimento das contas públicas.

positivo
14
negativo
7

Patrício Gomes 05/05/2024

Só PT tem privilégio em tem ministro da economia, SUPER, SUPER otimista ao deparar diante da DEGRADAÇÃO econômica! ????

positivo
35
negativo
22

Edmundo AR 05/05/2024

O ministro até tem boas intenções mas o presidente infelizmente não colabora e provavelmente teremos um final triste. M a is uma vez o povo irá pagar a conta. Muito triste!

positivo
10
negativo
17

Roberto Borges 05/05/2024

Vocês só irão acordar quando a economia não tiver mais jeito, agora que a grana está rolando estão todos calados ou elogiando.

positivo
26
negativo
9

Francisco 05/05/2024

A notícia foi positiva pro Brasil do jeito q vocês anunciam parece uma catástrofe que diabo de jornalismo e esse de vocês kkk

positivo
27
negativo
7

CARLOS ROBERTO MARTINS 04/05/2024

Ex presidente Lula ????.

positivo
6
negativo
5

Claudino Gonçalves da Silva 04/05/2024

Mídia tendenciosa, golpista, patrocinada pela Faria Lima, Avenida Paulista e o Agronegócio, vá se ferrar...

positivo
23
negativo
19

34 comentários