O setor de serviços – que reúne atividades como telefonia, restaurantes, tecnologia da informação, hotelaria e transportes – registrou crescimento de 0,8% em fevereiro, segundo dados com ajuste sazonal divulgados nesta quinta-feira (10) pelo IBGE. O resultado representa uma reversão da queda de 0,6% registrada em janeiro e é o maior avanço mês a mês desde outubro do ano passado, quando o setor cresceu 1,1%.
Na comparação com fevereiro de 2024, sem ajuste sazonal, houve alta de 4,2%, marcando o 11º resultado positivo consecutivo. No acumulado dos últimos 12 meses, o avanço é de 2,8%.
O desempenho coloca o setor apenas 1% abaixo do ponto mais alto da série histórica (outubro de 2024) e 16,2% acima do nível pré-pandemia (fevereiro de 2020).
Das cinco atividades pesquisadas, quatro tiveram crescimento em relação a janeiro: informação e comunicação (1,8%), serviços profissionais, administrativos e complementares (1,1%), outros serviços (2,2%) e serviços prestados às famílias (0,5%). Apenas o setor de transportes recuou, com leve queda de 0,1%.
Segundo o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo, o destaque segue sendo o segmento de tecnologia da informação, com demanda aquecida por serviços como desenvolvimento e licenciamento de softwares, consultorias, portais de conteúdo e tratamento de dados.
Outro ponto de atenção, segundo o IBGE, é o desempenho de empresas que atuam com intermediação de negócios via plataformas digitais, que puxaram o crescimento de serviços profissionais e administrativos.
Turismo em recuperação
O índice de atividades turísticas também apresentou resultado positivo: alta de 2,9% em fevereiro, após queda de 6,1% em janeiro. O turismo agora está 9,7% acima do nível pré-pandemia e 3,4% abaixo do pico da série, registrado em dezembro de 2024.
O transporte aéreo de passageiros foi o principal responsável pelo avanço no setor, impulsionado pela queda de 20,46% no preço das passagens, segundo o IBGE.
Na comparação anual, o turismo cresceu 7,3% frente a fevereiro de 2024, registrando a nona taxa positiva seguida.
Contexto geral
A Pesquisa Mensal de Serviços é um dos três principais indicadores conjunturais do IBGE, ao lado das pesquisas do comércio e da indústria. Nos últimos dias, o instituto apontou alta de 0,5% no comércio e retração de 0,1% na produção industrial no mesmo período.