menu
31 de Março de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
menu
31 de Março de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
fechar

MUNDO Terça-feira, 25 de Março de 2025, 14:56 - A | A

Terça-feira, 25 de Março de 2025, 14h:56 - A | A

DE OLHO EM MORAES

Governo Trump acompanha julgamento de Bolsonaro no STF e critica ações de Alexandre de Moraes

O governo Trump também monitora o debate da constitucionalidade do artigo 19 do Marco Civil da Internet, considerando que o desfecho pode impactar discussões semelhantes nos EUA.

Hora Brasília

 

O governo de Donald Trump tem acompanhado de perto o julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) que pode transformar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em réu por tentativa de golpe de Estado. A denúncia, apresentada pela Procuradoria-Geral da República, começou a ser analisada nesta terça-feira (25).

O interesse da gestão Trump no caso reflete a aproximação ideológica com Bolsonaro e uma crescente preocupação com decisões do STF, em especial as tomadas pelo ministro Alexandre de Moraes. Moraes é responsável por conduzir inquéritos que miram o ex-presidente brasileiro e seus aliados, além de investigações sobre o uso das redes sociais para disseminação de desinformação.

Nos Estados Unidos, as medidas de Moraes contra plataformas digitais, como o X (antigo Twitter), provocaram reações oficiais. A embaixada norte-americana no Brasil chegou a emitir comunicado mencionando “censura”, e a Trump Media — empresa ligada ao ex-presidente americano — entrou com ação judicial contra o ministro na Justiça dos EUA.

O julgamento de Bolsonaro ocorre paralelamente à análise, no STF, da constitucionalidade do artigo 19 do Marco Civil da Internet, que discute a responsabilização de plataformas por conteúdos de terceiros. O governo Trump também monitora esse debate, considerando que o desfecho pode impactar discussões semelhantes nos EUA.

> Click aqui e receba notícias em primeira mão.

 

Comente esta notícia