menu
18 de Outubro de 2024
facebook instagram whatsapp
lupa
menu
18 de Outubro de 2024
facebook instagram whatsapp
lupa
fechar

POLÍTICA MT Sexta-feira, 18 de Outubro de 2024, 15:29 - A | A

Sexta-feira, 18 de Outubro de 2024, 15h:29 - A | A

MOMENTO HISTÓRICO

Deputada se coloca à disposição das vereadoras vitoriosas e pede união por Cuiabá

A Casa de Leis contará com Samantha Iris (PL) a mais votada em 6 de outubro, Paula Calil(PL), Maria Avalone(PSDB), Dra Mara (Podemos), Baixinha Giraldelli (Solidariedade) e Katiuscia (PSB).

 

À Rádio Cultura FM, em Cuiabá, nesta sexta-feira (18), a deputada federal Gisela Simona - igualmente, presidente do União Brasil na Capital -, comemorou o aumento de 30% no número de cadeiras que serão ocupadas por mulheres a partir da próxima Legislatura, em 2025. Assim, das 27 cadeiras do parlamento, 'oito serão ocupadas por elas'.

 

"A gente tem aí um momento histórico, oito mulheres vão compor, em 2025, o parlamento municipal. A gente sabe que ainda está longe de representar o eleitorado feminino, mas já são 30% das cadeiras da Câmara sendo ocupadas por mulheres e que mulheres!. Fiquei muito feliz com a nossa representatividade e mais feliz porque vi nas redes sociais que elas já se reuniram, mostrando força".

 

Atualmente, a Câmara tem duas vereadoras, Maysa Leão (Republicanos) e Michelly Alencar (UB), que foram reeleitas. Assim, em 2025, além das duas, a Casa de Leis contará com Samantha Iris (PL) a mais votada em 6 de outubro, Paula Calil(PL), Maria Avalone(PSDB), Dra Mara (Podemos), Baixinha Giraldelli (Solidariedade) e Katiuscia (PSB).

 

Para Gisela, esta nova roupagem pode resultar em uma mudança de postura na Casa de Leis.

 

“A partir de 2025, 30% das cadeiras na Câmara serão ocupadas por mulheres. Acho que elas vão incendiar essa Casa para o bem. Porque a mulher é muito detalhista. Ela gosta, sim, de perguntar, de questionar, de participar e isto vai fazer muita diferença.

 

Ainda conforme a deputada, esta foi, sem dúvida, uma significativa vitória, sobretudo, porque quebrou o paradigma 'de que mulher não vota em mulher'. Ao lembrar que nestas eleições, 277 mulheres foram eleitas para as câmaras municipais, em Mato Grosso, 54 do União Brasil.

"Esse resultado mostra que mulher vota, sim, em mulher. Vimos isto pelas votações expressivas que elas tiveram. E eu tenho certeza que farão toda a diferença, pois quando você fala o nome delas, sabe-se da história de cada uma, dos projetos que estão envolvidas, pessoais e coletivos, e das lutas que têm. Não tenho dúvida que isto vai contribuir para elevar o nível do debate", disse.

 

A deputada Gisela Simona também fez questão de declarar seu inteiro apoio na Câmara Federal, às novas parlamentares, indiferente a cor psrtidária de cada uma delas.

 

"Quero aqui, de público, declarar meu total apoio a todas elas, independentemente de sigla partidária. Que a gente caminhe juntas por Cuiabá. Pois indiferente a quem seja eleito prefeito, nós vamos ter ainda pela frente tempos de reconstrução, da reestruturação de Cuiabá. E isso vai exigir o apoio de todas as nossas vereadoras", finalizou.

> Click aqui e receba notícias em primeira mão.


Comente esta notícia