A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro foi recebida com entusiasmo por apoiadores em Cuiabá, nesta quinta-feira (17), durante um evento de apoio à candidatura de Abilio Brunini (PL) à Prefeitura de Cuiabá. O encontro, realizado no Hotel Fazenda Mato Grosso, reuniu diversas lideranças políticas e foi marcado por fortes críticas ao PT e ao presidente Lula, além de pedidos de voto para o candidato Abilio.
Michelle, que preside o PL Mulher, destacou a importância da mobilização dos eleitores para garantir a vitória de Abilio no segundo turno das eleições municipais. “Precisamos mudar a história. O improvável, que hoje está no segundo turno, vai ser o prefeito de Cuiabá”, afirmou em seu discurso, que durou cerca de 20 minutos. Ela também pediu que os apoiadores conquistem votos “de 10 em 10” para fortalecer a candidatura.
A ex-primeira-dama usou o evento como palco para reiterar sua visão sobre o cenário político nacional, enfatizando que o governo de Jair Bolsonar já o, seu marido, foi um período de resgate do patriotismo, enquanto o governo do PT é marcado por “desgraça, fome, destruição, mentira e retrocesso”. Ela criticou duramente o partido de Lula, associando-o a um cenário de caos e retrocesso no país.
Vestida com uma camisa rosa estampada com o símbolo do PL e um adesivo da campanha de Abilio, Michelle discursou ao lado de outras mulheres influentes na política local, como Virginia Mendes, primeira-dama de Mato Grosso, Rosana Martinelli, suplente de senadora, e Coronel Fernanda, deputada federal. Michelle também mencionou as dificuldades que as mulheres enfrentam na política e encorajou a participação feminina no meio político.
O evento começou com a execução do hino nacional e contou com discursos de várias lideranças. Samantha Iris, esposa de Abilio e vereadora eleita, foi a primeira a falar, destacando os valores conservadores do marido e seu compromisso com a família e a luta contra a corrupção. Outras participantes, como Rosana Martinelli e Virginia Mendes, também expressaram apoio a Abilio, ressaltando a importância de eleger líderes de direita.
Além de exaltar as conquistas do governo Bolsonaro, Michelle alfinetou a atual primeira-dama, Janja Lula da Silva, criticando os gastos presidenciais. Ao final do discurso, a ex-primeira-dama pediu que os eleitores de Cuiabá dessem a resposta nas urnas no próximo dia 27, elegendo Abilio e sua vice, Coronel Vânia.
A senadora Damares Alves, ex-ministra das Mulheres no governo Bolsonaro, também participou do evento. Apesar de uma gafe inicial ao confundir Cuiabá com Campo Grande (MS), Damares destacou a relevância de eleger prefeitos e vereadores de direita em todo o Brasil, como parte de um projeto nacional para retomar o poder em 2026.
Com o apoio de Jair Bolsonaro, do governador Mauro Mendes e de outras lideranças conservadoras, Abilio Brunini se posiciona como o candidato da direita em uma disputa direta com Lúdio Cabral (PT), simbolizando a polarização entre os campos ideológicos na corrida pela Prefeitura de Cuiabá.