Em meio a discussões sobre o futuro político de Mato Grosso, o senador Wellington Fagundes (PL) fez declarações nesta quinta-feira,07, sobre o posicionamento do prefeito eleito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), quanto às eleições para o governo estadual em 2026.
Recentemente, Abílio indicou uma possível intenção de apoiar o vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) numa eventual candidatura ao governo, alegando gratidão ao apoio recebido de Pivetta no segundo turno das eleições municipais deste ano.
Segundo Fagundes, no entanto, a postura de Abílio tem um caráter mais estratégico e momentâneo do que uma decisão política definitiva.
"Ele quer apoio para governar, história de eleição é lá na frente. É claro, ele vai apoiar quem for candidato do partido dele [PL].
Tenho certeza que o Abílio vai brigar para que o PL tenha candidato a governador, a senador também", afirmou o senador, sugerindo que o prefeito eleito trabalha para garantir apoio do Governo do Estado, mas deverá priorizar as candidaturas do PL em 2026.
As declarações de Abílio, feitas na quarta-feira,06, geraram repercussão ao indicar que o prefeito considera Pivetta uma "referência" e poderia apoiar o vice-governador em uma eventual disputa pelo governo estadual.
Apesar do gesto de aproximação, Fagundes assegurou à imprensa que o caminho do PL será apoiar um candidato próprio e que Brunini seguirá essa linha dentro do partido.
Com essa situação, a expectativa cresce para os desdobramentos políticos futuros no Mato Grosso, enquanto os partidos começam a alinhar suas estratégias de olho nas eleições de 2026.