O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), manifestou preocupação com a forma como está sendo conduzido o processo judicial contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e alguns de seus aliados, que se tornaram réus por tentativa de golpe de Estado. Em vídeo publicado na manhã desta quarta-feira (27), Mendes afirmou que não vê isenção no julgamento.
“Me preocupa muito a forma como estão conduzindo o processo contra Jair Bolsonaro; não me parece um julgamento isento”, declarou o governador durante entrevista registrada em vídeo.
Segundo ele, todo brasileiro acusado de um crime tem o direito de ser julgado por um tribunal imparcial. Mendes destacou ainda que os mesmos agentes públicos que participaram da investigação agora atuam no julgamento, o que, em sua visão, compromete a imparcialidade do processo.
“As mesmas pessoas que estão julgando Jair Bolsonaro foram promotores no processo, atuaram como delegados, conduziram as investigações junto com a Polícia Federal e reuniram as provas. Isso é muito preocupante e acredito que preocupa todos os brasileiros”, disse.
A manifestação do governador ocorre em meio ao avanço das investigações da Polícia Federal e das ações no Supremo Tribunal Federal (STF), que tornaram Bolsonaro e aliados réus por suposta tentativa de subverter a ordem democrática após a derrota nas eleições de 2022.