menu
23 de Abril de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
menu
23 de Abril de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
fechar

POLÍTICA MT Quarta-feira, 23 de Abril de 2025, 17:55 - A | A

Quarta-feira, 23 de Abril de 2025, 17h:55 - A | A

REFORMA TRIBUTÁRIA

Rogério Gallo alerta para perdas bilionárias de Mato Grosso com nova arrecadação

Secretário de Fazenda afirma que Estado pode perder até R$ 7 bilhões no último ano da transição do novo modelo

 

O secretário de Estado de Fazenda de Mato Grosso, Rogério Gallo, voltou a criticar os impactos da Reforma Tributária nas finanças estaduais e alertou para possíveis perdas bilionárias de receita. A declaração foi feita durante palestra no evento "Integra Tributária 2025 – Impactos da Reforma Tributária em Mato Grosso", realizado nesta quarta-feira (23.4) no auditório da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt).

Na avaliação de Gallo, o novo modelo de arrecadação do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) prejudica Estados produtores e amplia desigualdades regionais. “Mato Grosso irá perder 10% da arrecadação. Veja bem, 10% de tudo o que vendemos aqui vai para o destino. Apenas 90% será distribuído de acordo com a participação no ICMS. E daí em diante, é só prejuízo”, afirmou.

Segundo ele, a estimativa é que o prejuízo no último ano da transição chegue a R$ 7 bilhões, o que compromete a capacidade de investimento do Estado. “É um desafio para Mato Grosso”, reforçou o secretário.

Gallo também criticou a condução da reforma em âmbito federativo, argumentando que os Estados com gargalos de infraestrutura e maior demanda por financiamento foram negligenciados no debate. “É um tema federativo que poderia ter sido melhor abordado, principalmente para estados como o nosso”, destacou.

Ao final da palestra, o secretário defendeu a mobilização conjunta dos Estados afetados para pressionar por ajustes no modelo de repartição de receitas. “Se não gritarmos, nossos vizinhos não saberão que estamos sofrendo aqui. Então, temos que gritar, falar e dialogar. Esse é o nosso trabalho em Mato Grosso”, concluiu.

O evento foi promovido pelo Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso (CRC-MT) e pelo Sescon-MT, e reuniu contadores, representantes empresariais, servidores públicos e especialistas da área tributária para debater os efeitos da reforma no Estado.

> Click aqui e receba notícias em primeira mão.

 

Comente esta notícia