menu
18 de Setembro de 2024
facebook instagram whatsapp
lupa
menu
18 de Setembro de 2024
facebook instagram whatsapp
lupa
fechar

SAÚDE Segunda-feira, 16 de Setembro de 2024, 15:11 - A | A

Segunda-feira, 16 de Setembro de 2024, 15h:11 - A | A

AO LONGO DA VIDA

Cirurgião alerta sobre reposição permanente de nutrientes após cirurgia bariátrica

O médico destacou que o grande desafio do procedimento é a dificuldade do organismo em absorver nutrientes após a cirurgia, uma consequência comum a todas as técnicas.

 

 

Optar pela cirurgia bariátrica é, para muitos, a única maneira de superar a obesidade, recuperar a vitalidade e melhorar a saúde física. No entanto, embora o procedimento não apresente grandes riscos, ele envolve uma série de decisões importantes. Em entrevista ao site RepórterMT, o cirurgião bariátrico e nutrólogo Kairo Moreno explicou que uma dessas decisões é a necessidade de adotar novos hábitos e a possível "dependência" de medicamentos ao longo da vida.

 

Cirurgião bariátrico e nutrólogo Kairo Moreno

Cirurgião bariátrico e nutrólogo Kairo Moreno

 

De acordo com o especialista, todo paciente submetido à cirurgia bariátrica precisará fazer reposição de nutrientes de forma permanente, conforme orientações da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica. "Hoje, a recomendação da Sociedade de Cirurgia Bariátrica é que todos os pacientes que passam pela cirurgia, independentemente da idade ou da técnica utilizada, façam reposição de nutrientes pelo resto da vida", afirmou Kairo.

 

O médico destacou que o grande desafio do procedimento é a dificuldade do organismo em absorver nutrientes após a cirurgia, uma consequência comum a todas as técnicas. "A cirurgia bariátrica altera a passagem dos alimentos pelo sistema digestivo e afeta os hormônios, o que impacta diretamente na capacidade de absorção de nutrientes. A complicação a longo prazo é justamente a deficiência de vitaminas e minerais", concluiu.

> Click aqui e receba notícias em primeira mão.


Comente esta notícia