menu
06 de Julho de 2024
facebook instagram whatsapp
lupa
menu
06 de Julho de 2024
facebook instagram whatsapp
lupa
fechar

SAÚDE Quarta-feira, 26 de Junho de 2024, 15:25 - A | A

Quarta-feira, 26 de Junho de 2024, 15h:25 - A | A

VEJA

Sinais de que você tem a testosterona baixa, inclusive se você é mulher

Os homens produzem uma quantidade muito maior de testosterona em comparação às mulheres

MSN

 

A testosterona é um dos hormônios mais importantes do nosso corpo. Nos homens, tem uma ampla gama de funções, desde o desenvolvimento de traços físicos masculinos até a regulação do humor e o aumento da libido. Nas mulheres, a testosterona não só desempenha um papel na libido, como também na saúde dos ossos e ovários.

Os homens produzem uma quantidade muito maior de testosterona em comparação às mulheres, de modo que níveis menores do hormônio têm um impacto maior na saúde e no bem-estar deles.

Veja o que acontece quando os níveis de testosterona ficam baixos e como isso pode se manifestar através dos sintomas, em homens, mulheres e crianças. 

Condição

Baixa testosterona, também conhecida como hipogonadismo masculino ou síndrome de deficiência de testosterona, é quando os níveis de testosterona estão abaixo de um certo nível.

Níveis de testosterona

Esses níveis variam, dependendo das diretrizes do país. O espectro é bastante amplo. O que é considerado níveis "normais" é discutível. Nos EUA, por exemplo, qualquer coisa abaixo de 300 nanogramas de testosterona por decilitro de sangue é considerada baixa. No Brasil, apenas resultados abaixo de 200 ng/dL são considerados confirmatórios de hipogonadismo masculino.

O que causa baixo nível de testosterona?

O hipogonadismo masculino pode ser primário (os testículos não produzem testosterona suficiente) ou secundário (o hipotálamo ou a glândula pituitária não secretam os hormônios para estimular os testículos a produzirem testosterona). Ambos os casos podem ser causados por uma ampla variedade de adversidades, desde problemas genéticos até traumas e estilo de vida.

Sintomas

O hipogonadismo nem sempre vem acompanhado de sintomas, mas quando isso acontece, pode ter um impacto na saúde e no bem-estar geral de uma pessoa.

Os níveis de testosterona diminuem com a idade

À medida que os homens envelhecem, as células de Leydig, que são responsáveis pela produção de testosterona nos testículos, começam a perder sensibilidade, diminuindo em número, e algumas ficam danificadas ao longo do tempo. Isso levará a um declínio natural no nível do hormônio.

Entre as idades de 40 e 70, os homens podem experimentar uma diminuição de até 40% em alguns casos. A seguir, vamos analisar alguns dos sinais de baixa testosterona.

Baixa libido

A baixa libido é um dos sinais de que os níveis de testosterona podem estar um pouco baixos. Isso não se aplica apenas a relações íntimas com um parceiro, mas ao interesse em s-xo no geral. Basicamente, se trata da pessoa não responder da mesma maneira a coisas que costumavam estimulá-la nesse sentido.

Naturalmente, outros fatores, como estresse, ansiedade, depressão ou simplesmente fadiga, também podem contribuir para períodos de menor impulso. Mas se o homem experimentar uma diminuição inesperada na libido, então seus níveis de testosterona podem ter algo a ver com isso.

Ter menos ereções (ou não ser capaz de sustentar uma) pode ser um sinal de baixa testosterona. Os homens têm ereções em uma variedade de contextos, não apenas quando são s-xualmente estimulados, e uma diminuição na frequência é um sinal de alerta.

Porém, normalmente, os níveis de testosterona precisam ser muito baixos para causar diretamente a disfunção erétil. Outros problemas potenciais, como aterosclerose e problemas de saúde mental, também devem ser descartados. Ainda assim, é uma possibilidade.

Diminuição do volume

Em média, os homens ejaculam entre 1,5 e 4,5 mililitros de sêmen a cada vez. Deve-se levar em conta que o volume ejaculado varia, de acordo com a idade e a frequência da atividade íntima, mas uma queda significativa pode ser um sinal de que a próstata e as vesículas seminais não estão funcionando corretamente. Elas são responsáveis pela produção de sêmen, que é diretamente impactada pelos baixos níveis de testosterona.

Os homens podem desenvolver uma condição conhecida como ginecomastia, na qual o tecido mamário realmente cresce. Baixa testosterona e, consequentemente, um nível mais alto do que o normal do hormônio feminino estrogênio podem ser os culpados.

Desenvolvimento de seios

Os seios masculinos podem afetar os homens em qualquer idade, mas à medida que envelhecem, ou quando seus níveis de testosterona caem por outras razões, eles se tornam mais suscetíveis a isso. Homens também podem sofrer de pseudo-ginecomastia, que é um acúmulo de gordura na área (que também pode estar ligado a baixos níveis de testosterona).

Aumento da gordura corporal

Um aumento na gordura corporal e a dificuldade em perdê-la também podem ser sinal de baixa testosterona. A baixa testosterona também reduz a motivação para se exercitar, por isso se torna um círculo vicioso.

Mas esse círculo vicioso vai ainda mais longe. Homens com altos níveis de gordura corporal têm baixa testosterona porque sua testosterona é convertida em estrogênio nas células de gordura. Então, mais gordura, mais estrogênio. O estrogênio, por sua vez, diminui a produção de testosterona, o que desencadeia ainda mais ganho de peso.

Alterações de humor podem ser um sinal de baixa testosterona. A testosterona ajuda a regular o comportamento e estabilizar o humor, diminui a ansiedade e o medo e faz com que os homens tenham um melhor desempenho sob estresse. Baixos níveis podem afetar o humor deles.

Mudanças de humor

Homens com baixa testosterona podem experimentar fadiga, falta de motivação, apatia, falta de foco, ansiedade e até depressão. É provável que seja daí que venha o estereótipo de "velho rabugento".

Fadiga

A fadiga é grande quando se trata dos efeitos da baixa testosterona. Sentir-se constantemente exausto pode ter outras causas, mas a baixa testosterona pode realmente ser a culpada. Níveis saudáveis de testosterona realmente motivam os homens a realizar atividades físicas.

Juntamente com o ganho de peso, baixos níveis de testosterona também contribuem para uma diminuição da massa muscular e da densidade óssea. Em suma, isso torna os homens mais fracos e mais frágeis. Geralmente essa queda acontece ao longo do tempo, mas pode ter um enorme impacto na qualidade de vida.

Problemas para dormir

Você provavelmente já ouviu muitos homens idosos dizendo que têm problemas para dormir. Mas os homens mais jovens também podem ter, especialmente se seus níveis de testosterona estão baixos. Acordar com frequência durante a noite e insônia em geral podem ser sinais de baixa testosterona.

O sono é de extrema importância para a produção ideal de testosterona e vice-versa. A testosterona realmente atinge seu pico durante a noite. O sono interrompido pode ser um efeito colateral do hormônio do estresse cortisol, que é conhecido por reduzir os níveis de testosterona no sangue.

As ondas de calor são mais comumente associadas a mulheres na menopausa, porque elas experimentam uma queda mais acentuada e mais repentina nos níveis de estrogênio. Isso, no entanto, também pode acontecer com homens que experimentam uma diminuição acentuada nos níveis de testosterona.

Suores noturnos e/ou ondas de calores

Homens que estão sujeitos a terapia de reposição de andrógenos para câncer de próstata podem experimentar ondas de calor semelhantes. Da mesma forma, suores noturnos também têm sido associados a baixos níveis de testosterona.

Enquanto a maioria dos homens experimentará problemas com baixa testosterona mais tarde na vida, muitos também experimentam isso em uma idade jovem. O hipogonadismo em meninos pode se manifestar através do desenvolvimento de seios aumentados (ginecomastia) e de braços e pernas inusitadamente longos.

Isso pode afetar as crianças

A puberdade atrasada também pode ser um sintoma. Um menino afetado pode ter órgãos íntimos subdesenvolvidos, reter uma voz aguda e ter um desenvolvimento muscular deficiente para sua idade.

Isso pode afetar as crianças

A baixa testosterona também pode causar testículos não descidos (criptorquidia), bem como a ausência de pelos no corpo. As causas da baixa testosterona em crianças variam. Uma série de condições que afetam os testículos, a glândula pituitária e o hipotálamo podem ser os culpados.

Apesar da maioria de nós tender a associar testosterona com homens, as mulheres também têm testosterona em seus corpos (da mesma forma que os homens têm estrogênio). Na verdade, este é o principal hormônio responsável pela libido nas mulheres, além de desempenhar um papel na saúde dos ossos e dos ovários.

Nas mulheres, a testosterona é produzida pelos ovários e pelas glândulas suprarrenais. As mulheres produzem 10 a 20 vezes menos testosterona do que os homens, mas também são afetadas por níveis altos e baixos do hormônio.

Como os altos níveis de testosterona afetam as mulheres

Muita testosterona em mulheres pode realmente causar uma série de problemas, incluindo acne, síndrome do ovário policístico (SOP) e crescimento excessivo de pelos.

Como os baixos níveis de testosterona afetam as mulheres

A baixa testosterona em mulheres pode se manifestar através de baixa libido, períodos irregulares, secura vag-nal e problemas de fertilidade, além de desempenhar um papel no desenvolvimento da osteoporose.

Tratamento

A maioria das mulheres não se submete ao tratamento para baixa testosterona, mas o hipogonadismo masculino, devido aos seus sintomas mais graves, às vezes pode ser tratado.

O tratamento dependerá da causa raiz dos baixos níveis de testosterona, que deve ser discutido com um profissional médico qualificado. Mudanças no estilo de vida e, às vezes, terapia de reposição de testosterona (ou otimização de testosterona), podem ser prescritas.

 

 
 

> Click aqui e receba notícias em primeira mão.


Comente esta notícia