menu
18 de Setembro de 2024
facebook instagram whatsapp
lupa
menu
18 de Setembro de 2024
facebook instagram whatsapp
lupa
fechar

UTILIDADE PÚBLICA Segunda-feira, 09 de Setembro de 2024, 16:29 - A | A

Segunda-feira, 09 de Setembro de 2024, 16h:29 - A | A

PARCERIA COM SENAR-MT

Sindicato de Jaciara aplica curso intensivo de Operação e Manutenção de Empilhadeira; em Rondonópolis

O curso foi estruturado em duas principais frentes: teoria e prática.

 

Entre os dias 02 e 05 de setembro, o Sindicato Rural de Jaciara, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), promoveu um curso intensivo de Operação e Manutenção Básica de Empilhadeira em Rondonópolis. O treinamento é voltado para profissionais dos setores agrícola e industrial.

 

O curso foi estruturado em duas principais frentes: teoria e prática.

O curso foi estruturado em duas principais frentes: teoria e prática.

 

“Estamos oferecendo uma formação de qualidade que pode abrir portas para novas oportunidades no mercado de trabalho. Além disso, a manutenção adequada dos equipamentos contribui para a longevidade dos mesmos, representando economia para os produtores rurais”, concluiu a presidente do Sindicato Rural de Jaciara, Juliana Bortolini.

 

O curso foi estruturado em duas principais frentes: teoria e prática. No componente teórico, os participantes foram introduzidos às Normas Regulamentadoras da atividade, abordando temas cruciais como saúde e segurança do trabalhador, identificação de riscos no ambiente de trabalho e a importância da sinalização aérea e do solo.

 

“Além disso, foram discutidos os diferentes tipos de empilhadeiras, seus acessórios e componentes, e conceitos fundamentais como pontos de equilíbrio e estabilidade, além dos sistemas de alimentação, transmissão e hidráulicos. Já o treinamento prático focou em aspectos operacionais e de manutenção. Os participantes aprenderam a realizar inspeções de segurança nas empilhadeiras, incluindo a verificação dos níveis dos sistemas de arrefecimento e hidráulico, bem como a checagem de componentes essenciais, como comandos elétricos e sistemas de lubrificação”, detalhou o instrutor Moacir Cardoso.

 

Adriano Alef da Cruz avaliou o curso de forma positiva, destacando o ganho de conhecimento e aprendizado. Futuramente, ele pretende trabalhar na área para aplicar a teoria na prática, uma vez que sua experiência anterior em uma ferrovia era bastante distinta do curso.
“Eu gostei muito do curso. Vai me ajudar muito no meu trabalho a partir de agora. Agradeço ao instrutor que soube passar super bem o conteúdo e ao sindicato pela oportunidade”, ressaltou Fabricio Moreira.

 

O curso também abordou técnicas de movimentação e manobras, desde a partida e parada do equipamento até a execução de manobras básicas de empilhamento e desempilhamento, sempre com ênfase na segurança e eficiência operacional. O objetivo é garantir que os participantes possam operar e realizar a manutenção básica das empilhadeiras conforme as diretrizes do manual do fabricante. Este curso é uma oportunidade de assegurar que os profissionais estejam bem preparados para enfrentar os desafios do setor com segurança e competência.

 

Comente esta notícia