menu
17 de Janeiro de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
menu
17 de Janeiro de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
fechar

VARIEDADES Quinta-feira, 16 de Janeiro de 2025, 16:34 - A | A

Quinta-feira, 16 de Janeiro de 2025, 16h:34 - A | A

IDENTIDADE E ESTILO

Cão Véio em Cuiabá: rock, gastronomia e empreendedorismo local

O Cão Véio Cuiabá é um verdadeiro tributo ao rock"n"roll. A proposta do bar é manter a essência da franquia original, com foco na música que marca gerações

Ana Barros

 

A história de André Miguel Pagnoncelli e seu irmão Luís Henrique Pagnoncelli com o Cão Véio começa como um sonho que se transformou em realidade. Ambos trazem à capital mato-grossense a tão aguardada franquia de um gastrobar que une gastronomia de qualidade, o universo do rock e uma atmosfera intimista, elementos que prometem encantar os cuiabanos. 

 

Oriundos de outros empreendimentos, a decisão de abrir o Cão Véio não foi mera coincidência.

 

André, que é engenheiro civil de formação, sempre teve o desejo de empreender em um segmento que misturasse entretenimento e gastronomia. Ao perceber a carência de espaços que oferecessem um ambiente descontraído com boa música e qualidade no atendimento, viu no Cão Véio a oportunidade ideal para realizar seu sonho. O primeiro passo foi dado em 2022, quando, após ver a franquia sendo expandida pelo chef Henrique Fogaça nas redes sociais, André entrou em contato e, em apenas uma semana, fechou o contrato. A ideia, que antes parecia distante, ganhou forma rapidamente e, hoje, é um dos projetos mais esperados da capital.  

 

O Cão Véio Cuiabá é um verdadeiro tributo ao rock'n'roll. A proposta do bar é manter a essência da franquia original, com foco na música que marca gerações. A curadoria musical trará desde o rock internacional ao nacional, com um repertório que mistura nostalgia e a vibe vibrante da atualidade, sem perder a identidade do estilo. Para André, essa é uma oportunidade de resgatar um público que sente falta de lugares que toquem o verdadeiro rock e também apresentar esse universo para as novas gerações.  

 

 

 

Mas a proposta do bar vai além da música. O espaço foi instalado em um casarão histórico na rua Marechal Floriano Peixoto, que por muitos anos foi o salão de cabeleireiro de Ulisses Calhão, uma figura tradicional da cidade. O local, que possui mais de 100 anos de história, foi cuidadosamente reformado para se alinhar ao conceito do Cão Véio. A estrutura original da casa foi mantida, com detalhes que remetem ao passado de Cuiabá, como o piso antigo e as vigas de madeira. Isso não só valoriza a história da cidade, como também confere ao bar uma identidade única e acolhedora.  

 

 

Reprodução

O espaço foi instalado em um casarão histórico na rua Marechal Floriano Peixoto, que por muitos anos foi o salão de cabeleireiro de Ulisses Calhão.

 

O casal André e Patrícia Pagnoncelli, à frente da unidade de Cuiabá, compartilha a paixão pela boa gastronomia e pelo rock, elementos que são a essência do Cão Véio. Patrícia, dentista de profissão, teve papel fundamental no processo de adaptação do espaço, sempre ao lado de André, desde as obras até a escolha dos materiais e equipamentos. Para ele, ela foi a parceira indispensável nessa jornada. Juntos, eles criaram um ambiente intimista e familiar, perfeito para quem busca uma experiência de lazer completa, com boa comida, bebidas de qualidade e, claro, muito rock'n'roll.    

 

 

"Ela foi superimportante, tenho certeza que não faria nada sem ela. Sempre dizem que atrás de um grande homem existe uma grande mulher, e para mim, a Patrícia é a grande mulher ao meu lado. Nos momentos mais difíceis, quando as obras se arrastavam até de madrugada, ela estava ali, ao meu lado, segurando as pontas, me ajudando a lidar com os pedreiros e os fornecedores", explica André, com gratidão.

 

 

O cardápio, assinado pelo renomado chef Henrique Fogaça, traz uma proposta gastronômica refinada, mas acessível. Além de pratos premiados e famosos da casa original, o menu se renovará a cada seis meses, trazendo novidades que agradam tanto os fãs de rock quanto os apaixonados por uma culinária diferenciada. Para completar a experiência futuramente revelou  em primeira mão  que o bar contará com drinks exclusivos e pratos , criados especialmente para o público cuiabano, além de uma seleção de cervejas locais, como a Louvada, e produtos de marcas que têm relação com o universo do rock, como a cerveja do CPM 22.  

 

 

 

 

A chegada do Cão Véio não só traz mais uma opção de entretenimento e gastronomia para Cuiabá, como também contribui para o fomento do mercado local. O bar gerou emprego para 23 pessoas, todas de Cuiabá, movimentando a economia e oferecendo uma nova oportunidade de trabalho para a população.

 

 

Para André, isso é tão importante quanto o sucesso do próprio empreendimento. Ele acredita que o Cão Véio, além de ser um lugar de diversão, será um ponto de encontro para a cultura local, respeitando sempre as raízes e tradições cuiabanas.  

 

Em um gesto de acolhimento, o Cão Véio Cuiabá não cobrará entrada nem  couvert artístico. André acredita que o verdadeiro valor está no atendimento e na experiência que o bar proporciona aos seus clientes, sem a necessidade de taxas extras.

 

"Não gosto de cobrar couvert, gosto de valorizar o cantor, pagar o artista pelo trabalho, mas não cobrar do público", afirma.

  O soft opening, que será realizado no dia 16 de janeiro, é uma oportunidade para que os primeiros clientes conhecerem o espaço e degustem os pratos e drinks da casa.

 

A inauguração oficial está prevista para as semanas seguintes, mas a expectativa já é grande, e o Cão Véio promete ser um marco na cena cultural e gastronômica de Cuiabá.  

 

 

 

 

 

 
 
 

> Click aqui e receba notícias em primeira mão.

 

Comente esta notícia