menu
19 de Setembro de 2024
facebook instagram whatsapp
lupa
menu
19 de Setembro de 2024
facebook instagram whatsapp
lupa
fechar

BRASIL Quinta-feira, 19 de Setembro de 2024, 14:10 - A | A

Quinta-feira, 19 de Setembro de 2024, 14h:10 - A | A

"DITADOR TOTALITÁRIO"

EUA critica decisão de Moraes e pede revogação de vistos dos Ministros do STF

Em resposta às ações judiciais de Moraes, a defesa de Elon Musk, fundador da Starlink, tem adotado uma nova estratégia para cumprir as decisões do STF enquanto contesta a sua legitimidade.

Jetss

 

A decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), de bloquear o acesso à plataforma X (antigo Twitter) gerou uma onda de críticas tanto no Brasil quanto no exterior. Parlamentares republicanos dos Estados Unidos, liderados pelo senador Rick Scott, enviaram uma carta ao secretário de Estado, Antony Blinken, pedindo a revogação dos vistos de Moraes e outros ministros do STF. A crítica central gira em torno da alegação de que Moraes está conduzindo um "ataque orquestrado à liberdade de expressão" no Brasil.

 

Os congressistas americanos acusam Moraes de agir como um "ditador totalitário", alegando que suas decisões estão colocando em risco a democracia brasileira. A carta, que destaca o bloqueio do X como um exemplo de abuso de poder, também menciona o congelamento das contas da Starlink, empresa de Elon Musk. Esse congelamento, segundo os parlamentares, é uma ação que agrava ainda mais a percepção de que Moraes está ultrapassando seus limites legais.

 

Em resposta às ações judiciais de Moraes, a defesa de Elon Musk, fundador da Starlink, tem adotado uma nova estratégia para cumprir as decisões do STF enquanto contesta a sua legitimidade. Musk também intensificou sua presença no Brasil, enviando uma equipe para transmitir ao vivo um ato importante na Avenida Paulista, como forma de demonstrar seu apoio à liberdade de expressão e à transparência na situação.

 

No documento endereçado a Antony Blinken, os parlamentares republicanos solicitam medidas “decisivas” para proteger a liberdade de expressão. Eles argumentam que as ações dos ministros do STF, incluindo Moraes, estão erodindo os fundamentos da governança democrática no Brasil e pedem uma reação firme dos EUA para preservar os valores democráticos. A carta é assinada por diversos deputados e pelo senador Rick Scott, destacando a crescente preocupação internacional com o estado da democracia no Brasil.

 

> Click aqui e receba notícias em primeira mão.


Comente esta notícia