Nos doze meses de 2024, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) bateu o recorde histórico de atendimentos ao registrar mais de 991 mil clientes atendidos tanto via presencial, quanto online. O montante resulta em uma média de 2.900 atendimentos diários e é superior em mais que o dobro, se comparado com o mesmo período de 2023, quando foram contabilizados 460 mil atendimentos.
O percentual de aumento é de 115% de um ano para outro, o que a diretora Superintendente do Sebrae/MT, Lélia Brun, atribui os números expressivos à forte presença da instituição em todas as regiões do Estado.
“A cobertura do Sebrae em Mato Grosso abrange 89%, totalizando a presença em 126 municípios, como estratégia de apoiar o desenvolvimento dos empreendedores mato-grossenses. Posso dizer que o Sebrae/MT é a principal instituição que conecta todo o ecossistema do empreendedorismo em nosso Estado, e para isso, ampliamos a nossa presença e aumentamos os atendimentos contando com a nossa Rede Estendida, com 142 pontos espalhados por todo estado, além de 15 locais próprios, entre agências e unidades de atendimento do Sebrae em Mato Grosso instaladas nas principais cidades”, explica.
O Sebrae Mato Grosso conta com uma Rede Estendida de 142 parcerias distribuídas entre: 109 Salas do Empreendedor instaladas em prefeituras ou câmaras municipais, além de 27 associações comerciais e seis Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs), denominadas Sebrae Aqui. Somente nas Salas do Empreendedor foram realizados mais de 62 mil atendimentos em 2024, sendo que deste total mais de 26 mil são pequenos negócios.
“Ao avaliarmos os resultados das nossas ações, podemos afirmar que geramos um impacto significativo no fortalecimento do ecossistema empresarial de Mato Grosso. Por meio do networking, conseguimos expandir a rede de contatos dos empresários, proporcionando novas oportunidades de parcerias e negócios. Além disso, ampliamos a visão empreendedora dos participantes ao oferecer experiências de benchmarking, onde eles tiveram a oportunidade de aprender com casos de sucesso tanto em missões nacionais quanto internacionais. Com isso, conseguimos inspirar a inovação e a implementação de boas práticas, essencial para a competitividade dos pequenos negócios. A apresentação de novos modelos de negócios, práticas de gestão aprimoradas, e o desenvolvimento de novos produtos e serviços, ajudaram os empreendedores a fortalecerem seus negócios de maneira mais estratégica e inovadora, criando um ambiente mais dinâmico e competitivo no Estado”, destaca.
Foco no pequeno negócio
Do total de atendimentos, 138.936 mil foram aos proprietários de pequenos negócios e 77.238 mil para Microempreendedores Individuais (MEI’s).
“Nossa equipe celebra este aumento nos atendimentos prestados. Nossa missão é ampliar ainda mais a prestação dos nossos serviços neste ano, com a instalação de mais pontos de atendimentos. E reforço que o Sebrae/MT está disponível não apenas nos canais presenciais, mas também nos canais de atendimento digitais, seja nas redes sociais ou na Central de Atendimento. Além disso, temos o Aplicativo ‘Sebrae’ e ‘Meu Sebrae’, e fornecemos soluções EAD [Ensino a Distância], os quais eliminam distâncias e barreiras ao atendimento e torna a instituição presente sempre que o empreendedor necessitar”, enfatizou a diretora.
Dentre os atendimentos realizados pelo Sebrae estão pautas como capacitações, consultorias, cursos, missões, seminários, oficinas, rodadas de negócios, dentre outros serviços.
O atendimento na Central de Relacionamento é gratuito e também atende por WhatsApp. Funciona 24h por dia, de segunda a domingo pelo número 0800 570 0800
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