Nos últimos sete anos, Mato Grosso já conseguiu reduzir em 40% o número de óbitos e sinistros de trânsito. Para avançar ainda mais, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) retomou as atividades do Comitê Intersetorial do Programa Vida no Trânsito, coordenado pela própria pasta.
O coordenador do comitê, Aparecido Cavalcante, destacou o planejamento das ações para o cumprimento da meta de redução de 50% dos óbitos e sinistros, conforme pactuado junto à Organização Mundial da Saúde (OMS) e à Organização das Nações Unidas (ONU).
“Mato Grosso tem uma base de 1.200 óbitos por ano. Esse número praticamente se multiplica por seis quando falamos em sequelas e pessoas sequeladas, que demandam investimento do SUS. Hoje, já alcançamos uma redução de 40%. Se continuarmos nesse ritmo, com certeza vamos conseguir salvaguardar mais vidas do que o pactuado. Isso, para nós, é muito importante”, afirmou.
Na última quinta-feira (17.04), o estado recebeu a visita do Oficial Técnico em Segurança Viária e Prevenção de Lesões Não-intencionais da OPAS/OMS, Victor Pavarino, que participou de discussões sobre estratégias para melhorar o trânsito em Mato Grosso.
Segundo o consultor, a própria SES definirá quais serão as ações prioritárias. Ele também informou que o plano de trabalho incluirá iniciativas de promoção da saúde — entre elas, ações focadas em segurança viária e mobilidade segura e sustentável.
“Achei muito interessante que as ações de segurança viária vão ocorrer sob a égide do conceito de promoção da saúde. Ou seja, é uma visão bastante inovadora e proativa para abordar a segurança viária para além da prevenção, mas como uma estratégia para promover a saúde. Mais do que prevenir acidentes, vamos promover uma mobilidade segura e sustentável”, explicou.
Participaram da reunião representantes da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), concessionária Nova Rota do Oeste, Batalhão de Trânsito Urbano e Rodoviário da Polícia Militar de Mato Grosso (Bpmtran), Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (SMS), Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso (CBM), Polícia Judiciária Civil - Delegacia de Delitos de Trânsito (PJC-Deletran) e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit).
Sobre o comitê
O Comitê Intersetorial do Programa Vida no Trânsito iniciou suas atividades em 2019, com uma atuação estratégica para melhorar o trânsito e reduzir os índices de acidentes, lesões e mortes em todo o estado. O objetivo é reduzir, até 2030, no mínimo 50% dos óbitos e sinistros nas vias de Mato Grosso.
> Click aqui e receba notícias em primeira mão.