Cuiabá será palco de manifestações nesta quinta-feira (14) e sexta-feira (15) com a presença de trabalhadores, estudantes e diversos apoiantes que exigem o fim da jornada de trabalho 6x1.
No atual regime, que impõe uma folga após seis dias consecutivos de trabalho, muitos reivindicam o direito a mais dias de descanso, uma pauta que ganhou destaque nacional nos últimos meses.
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) liderada pela deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) propõe assegurar aos trabalhadores ao menos duas folgas semanais.
No Mato Grosso, os deputados Emanuelzinho (MDB) e Gisela Simona (União) apoiam oficialmente a PEC e estão entre os parlamentares que pedem uma mudança na legislação.
A mobilização de hoje está marcada para as 18h na Praça Alencastro, enquanto outra concentração acontecerá amanhã, às 9h, na Praça Ipiranga.
Organizações locais, como o Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso e a União Estadual dos Estudantes de Mato Grosso (UEE-MT), junto com a Associação Mato-grossense dos Estudantes Secundaristas (AME), confirmaram apoio aos protestos e ampliaram a divulgação do evento nas redes sociais.
O deputado estadual Valdir Barranco (PT) também declarou seu apoio à causa.
Os manifestantes esperam que a pressão popular leve o Congresso Nacional a avançar com a proposta, que promete "melhores" condições de trabalho e mais equilíbrio entre a vida pessoal e profissional dos trabalhadores brasileiros.
> Click aqui e receba notícias em primeira mão.