menu
23 de Abril de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
menu
23 de Abril de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
fechar

ECONOMIA Segunda-feira, 21 de Abril de 2025, 16:37 - A | A

Segunda-feira, 21 de Abril de 2025, 16h:37 - A | A

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Investimentos do Governo fortalecem negócios e ampliam visibilidade de Mato Grosso no exterior

Participação em feiras nacionais e internacionais gera oportunidades e atrai turistas ao estado, com destaque para o Pantanal

 

Os investimentos do Governo do Estado na promoção do turismo têm gerado negócios para empresários que participam das principais feiras nacionais e internacionais do setor. A CEO da Pantanal Wild Safaris, Afra Miranda, já colhe os frutos neste ano após participar da WTM Latin America 2024 e fechar contato com uma operadora internacional.

 

Ela negociou um pacote de cinco dias para uma produtora espanhola, que fará gravações de material audiovisual sobre a preservação do Pantanal. Esse é o principal produto que atrai estrangeiros, especialmente europeus, ao Brasil – além dos destinos de sol e praia.

 

“Para mim, é uma satisfação enorme, não só por vender o destino, mas por divulgar o Pantanal lá fora, torná-lo ainda mais conhecido. É importante o Estado investir nessas feiras. Fico mais forte quando tenho o Governo ao meu lado; passo a ter representação. Sozinha, não conseguiria atender ou vender”, destacou Afra Miranda.

 

Ela lembrou que, em edições passadas, Mato Grosso não teve estande na WTM, o que dificultava o trabalho dos operadores, que ficavam sem um espaço adequado para apresentar os atrativos do Pantanal, Amazônia, Cerrado e Araguaia.

 

De acordo com a secretária adjunta de Turismo, Maria Letícia Costa, a WTM é uma das 10 feiras em que a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) investe para consolidar Mato Grosso como um dos principais destinos de ecoturismo do Brasil.

 

“O Governo oferece o estande para os empresários do trade turístico aproveitarem essa vitrine e fazerem conexões. É a oportunidade para prospectar e fechar negócios. O turismo só funciona com parceria entre o setor público e o privado”, destacou.

 

Além da Pesca Trade Show e da WTM, a Sedec planeja promover Mato Grosso em eventos como Avistar Brasil, BNT Mercosul, FIT Pantanal, Fishing Show Brasil, Salão do Turismo, ABAV Expo, BTM e Festuris, além de feiras internacionais. O Estado já participou da BTL Lisboa e da ITB Berlin, e deve marcar presença na WTM em Londres e na Meeting Brasil.

 

Segundo levantamento da Secretaria Adjunta de Turismo, em 2024 os empresários do setor registraram um aumento de 30% a 50% no interesse por viagens a Mato Grosso – tanto de turistas nacionais quanto internacionais – após a participação nas feiras.

 

> Click aqui e receba notícias em primeira mão.

 
 

Comente esta notícia