menu
16 de Setembro de 2024
facebook instagram whatsapp
lupa
menu
16 de Setembro de 2024
facebook instagram whatsapp
lupa
fechar

GERAL Segunda-feira, 02 de Setembro de 2024, 13:35 - A | A

Segunda-feira, 02 de Setembro de 2024, 13h:35 - A | A

FOGO DESTRUINDO TUDO

Incêndio florestal fecha circuito de cachoeiras e ameaça patrimônio natural em Chapada dos Guimarães

 

O Circuito de Cachoeiras, um dos principais pontos turísticos da Chapada dos Guimarães, a 67 km de Cuiabá, foi fechado para visitação nesta segunda-feira,02, devido ao incêndio florestal que atinge o Parque Nacional da cidade.

 

Este é o segundo atrativo a ter suas atividades suspensas por conta do fogo; o Morro São Jerônimo já havia sido interditado na última quinta-feira,29.

 

Até o momento, cerca de 14 mil hectares foram consumidos pelas chamas na região do Coxipó do Ouro e na Comunidade de São Jerônimo.

 

Desse total, 1,5 mil hectares estão localizados dentro dos limites do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, um dos principais patrimônios naturais do Mato Grosso.

 

Desde o dia 21 de agosto, 30 brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) estão na linha de frente do combate ao fogo, que começou na região do Coxipó do Ouro.

 

As chamas avançaram rapidamente e atingiram áreas críticas do Parque Nacional e da Área de Proteção Ambiental Estadual da Chapada dos Guimarães.

 

Com o apoio de uma aeronave especializada, as equipes concentram esforços na Morraria do Quebra Gamela, na margem esquerda do Rio Coxipó, na região do Rio Aricá-Açu, e em áreas próximas ao Morro de São Jerônimo.

 

Um segundo foco de incêndio, que atinge a região conhecida como Vale da Benção, a 3,5 km ao sul da unidade de conservação federal, tem sido monitorado desde 22 de agosto.

 

Para conter a propagação das chamas, o ICMBio utilizou queimas prescritas realizadas durante os meses chuvosos de 2024.

 

Em sobrevoo realizado no último domingo,01, foi constatado que essas queimas foram eficazes na contenção de uma parte significativa do perímetro do incêndio que avançava em direção ao Vale do Véu de Noiva.

 

No entanto, o controle total ainda é dificultado pelas condições meteorológicas adversas, pela topografia acidentada e pela vegetação extremamente seca.

 

A situação crítica não se limita à Chapada dos Guimarães. Na Serra das Araras, localizada entre os municípios de Cáceres e Porto Estrela, o fogo já devastou mais de 17 mil hectares.

 

Neste domingo, o ICMBio reforçou a equipe de combate ao incêndio com mais dez brigadistas vindos de Brasília.

 

O incêndio que consome a Serra das Araras teve origem há cerca de 20 km dos limites da unidade, mas outros três focos ameaçam a Estação Ecológica.

 

O relevo desafiador, com poucos pontos de pouso para helicópteros e áreas inacessíveis por terra, complica ainda mais as operações de combate.

 

A Polícia Federal e o Ministério Público estão investigando as causas e possíveis responsáveis pelos incêndios.

 

> Click aqui e receba notícias em primeira mão.


Comente esta notícia

VALDECI MALVILA FABIANO 02/09/2024

E cadê os artistas? Que na época do governo Bolsonaro, viviam cobrando ações do governo a respeito, porquê não aparecem agora?

positivo
0
negativo
0

1 comentários