menu
18 de Setembro de 2024
facebook instagram whatsapp
lupa
menu
18 de Setembro de 2024
facebook instagram whatsapp
lupa
fechar

POLICIAL Sexta-feira, 30 de Agosto de 2024, 08:47 - A | A

Sexta-feira, 30 de Agosto de 2024, 08h:47 - A | A

RESGATE IV

Operação resgata trabalhadores em condições análogas à escravidão em Cuiabá e Chapada

Uma trabalhadora doméstica de 94 anos em Cuiabá e de um trabalhador rural em Chapada dos Guimarães.

 

Em agosto de 2024, a Operação Resgate IV, coordenada pela Secretaria de Inspeção do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), resultou no resgate de trabalhadores em situação análoga à escravidão em Mato Grosso. Entre os casos, destacam-se o resgate de uma trabalhadora doméstica de 94 anos em Cuiabá e de um trabalhador rural em Chapada dos Guimarães.

A força-tarefa, composta por auditores fiscais, assistentes sociais, procuradores e agentes de segurança, atuou em diversos municípios, incluindo Várzea Grande, Guarantã do Norte e Rosário Oeste. No total, 11 casos foram atendidos, abrangendo setores como trabalho rural, doméstico, indústria e comércio.

Em Cuiabá, uma idosa de 94 anos, que trabalhava sem salário e em condições exaustivas, foi resgatada. Embora se recusasse a sair da casa, foi assegurado seu direito vitalício de moradia e o acompanhamento por assistência social.

Já em Chapada dos Guimarães, um trabalhador rural de 61 anos, vivendo em condições precárias ao lado de um chiqueiro, foi resgatado junto com sua família. O empregador foi notificado a pagar as verbas trabalhistas devidas e o trabalhador será inserido em programas de reintegração ao mercado de trabalho.

A operação evidencia a persistência do trabalho análogo à escravidão no Brasil e reforça a importância das ações de fiscalização.

 
 

> Click aqui e receba notícias em primeira mão.


Comente esta notícia