Na manhã desta sexta-feira (6), a Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE) deu início à Operação Sintetics, voltada para desarticular uma associação criminosa envolvida com o tráfico de drogas sintéticas em Cuiabá e outras localidades.
A ação cumpriu 52 ordens judiciais, incluindo mandados de prisão preventiva, busca e apreensão, além de intimações para uso de tornozeleiras eletrônicas.
Entre os alvos, quatro investigados já foram presos e outros 13 intimados para monitoramento eletrônico.
As operações ocorreram em Cuiabá, Cáceres e na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, com suporte da Delegacia Especial de Fronteira (Defron) e da Delegacia Especializada em Narcóticos (Denarc) do RN.
O caso teve origem na prisão de um casal que vendia drogas sintéticas em festas do tipo "rave" e no ambiente universitário.
As investigações revelaram que outros estudantes estavam envolvidos no esquema, vendendo substâncias ilícitas em parceria com o casal.
Os mandados foram autorizados pelo Núcleo de Inquéritos Policiais (Nipo) de Cuiabá, e as apurações seguem com o objetivo de identificar mais integrantes do grupo criminoso.
O nome "Sintetics" faz alusão às drogas sintéticas comercializadas pelos suspeitos.