menu
23 de Setembro de 2024
facebook instagram whatsapp
lupa
menu
23 de Setembro de 2024
facebook instagram whatsapp
lupa
fechar

POLICIAL Segunda-feira, 23 de Setembro de 2024, 15:45 - A | A

Segunda-feira, 23 de Setembro de 2024, 15h:45 - A | A

ESQUEMA NO DAE

Servidores envolvidos no esquema do DAE em VG são considerados foragidos

Ambos são alvos de mandados de prisão e afastamento de cargo na Operação Gota D’Água, que foi deflagrada na última sexta-feira,20

 

A Polícia Civil está em busca de Alex Sandro de Proença, assessor da Câmara de Várzea Grande, e Giliard José da Silva, ex-servidor do Departamento de Água e Esgoto (DAE-VG).

 

Ambos são alvos de mandados de prisão e afastamento de cargo na Operação Gota D’Água, que foi deflagrada na última sexta-feira,20.

 

Até o momento, a operação cumpriu nove dos 11 mandados de prisão emitidos pela Justiça de Mato Grosso.

 

Alex Sandro estava lotado no gabinete do vereador Pablo Pereira (União), que também foi preso e afastado de suas funções. Giliard atuava como "fiscal de corte" no DAE-VG.

 

A Delegacia Especializada de Combate à Corrupção (Deccor) investiga um esquema de cobrança de propina que resultou em um prejuízo estimado de R$ 11,3 milhões aos cofres públicos desde 2019.

 

O esquema envolvia a exclusão ilegal de débitos de consumidores e a diminuição indevida de valores de faturas em troca de pagamentos ilícitos.

 

Uma auditoria revelou que os servidores da Diretoria Comercial do DAE-VG cobravam valores indevidos para a realização de serviços que eram de responsabilidade da autarquia.

 

"Em qualquer ocasião que fosse possível obter valores indevidos, uma significativa parte dos servidores não hesitava em receber propinas", afirmou a Polícia Civil.

 

Além dos mandados de prisão, foram decretadas 18 ordens de suspensão do exercício da função pública e 25 mandados de busca e apreensão em endereços relacionados a 22 pessoas investigadas.

 

A operação é uma das maiores investigações de corrupção já realizadas no município, destacando a necessidade de um combate efetivo à impunidade e à corrupção no serviço público.

> Click aqui e receba notícias em primeira mão.


Comente esta notícia