menu
18 de Setembro de 2024
facebook instagram whatsapp
lupa
menu
18 de Setembro de 2024
facebook instagram whatsapp
lupa
fechar

POLÍTICA MT Segunda-feira, 09 de Setembro de 2024, 12:53 - A | A

Segunda-feira, 09 de Setembro de 2024, 12h:53 - A | A

APONTA PERCENT

Em nova pesquisa Botelho segue líder com com 31,2%, seguido por Abilio e Lúdio; VEJA

A pesquisa também revelou que votos nulos e brancos somam 5%, enquanto 14,9% dos eleitores ainda estão indecisos, e 0,5% dos entrevistados preferiram não responder.

 

Faltando menos de um mês para as eleições em Cuiabá, Eduardo Botelho (União Brasil) se mantém à frente na corrida eleitoral, segundo pesquisa realizada pela Percent entre os dias 2 e 5 de setembro. Com 31,2% das intenções de voto, Botelho lidera a disputa, conforme dados encomendados pela TV Cuiabá e o Portal O Documento.

Abílio Brunini (PL) aparece na segunda colocação, com 23%, mantendo-se na mesma posição desde o início da pré-campanha. Já o candidato Lúdio Cabral (PT) ocupa o terceiro lugar, com 17% da preferência do eleitorado. Um destaque significativo foi o desempenho de Domingos Kennedy (MDB), que registrou crescimento, atingindo 8,4% das intenções de voto, subindo mais de quatro pontos percentuais.

A pesquisa também revelou que votos nulos e brancos somam 5%, enquanto 14,9% dos eleitores ainda estão indecisos, e 0,5% dos entrevistados preferiram não responder.

Na modalidade espontânea, onde os entrevistados não recebem opções de candidatos, Botelho continua na liderança com 25,4%. Abílio aparece em segundo lugar com 18,4%, seguido por Lúdio, que alcança 12,3%. Kennedy manteve seu crescimento, atingindo 5,7% nesta modalidade. Os votos nulos e brancos permanecem em 5%, e o número de indecisos é maior, chegando a 31,4%.

Confrontos de Segundo Turno

Em simulações de segundo turno, Botelho se sobressai em todos os cenários analisados, derrotando os principais adversários com vantagem. Em uma disputa com Abílio, Botelho tem 38,8% contra 25,1% do concorrente. Quando confrontado com Kennedy, a margem é ainda maior: 41,4% contra 10,6%. No embate com Lúdio, Botelho registra 37,7%, enquanto o petista obtém 20,4%. Já um possível confronto entre Abílio e Lúdio mostra uma disputa mais apertada, com Abílio marcando 27,5% e Lúdio 24,6%.

Análise da Pesquisa

Ronye Steffan, proprietário da Percent, comentou os resultados da pesquisa, destacando que o levantamento capturou os efeitos iniciais da propaganda eleitoral e o impacto do primeiro debate televisionado pela TV Vila Real, realizado no dia 3 de setembro.

“Botelho continua na liderança, mas enfrenta desafios importantes, como a necessidade de se posicionar sobre os negócios de sua família, uma pauta exigida pelo eleitor. Abílio e Lúdio mantêm estabilidade dentro da margem de erro. Kennedy é o destaque de crescimento proporcional, e se continuar nesta trajetória, pode se tornar um forte candidato para o segundo turno”, analisou Ronye.

Rejeição dos Candidatos

No quesito rejeição, Abílio lidera com 19,4% dos eleitores declarando que não votariam nele. Botelho é o segundo mais rejeitado, com 12,8%, seguido por Lúdio, com 10,9%. Domingos Kennedy, por outro lado, apresenta a menor taxa de rejeição entre os principais candidatos, com 6,2%.

Metodologia

A pesquisa Percent foi realizada de forma presencial, ouvindo 1.200 eleitores tanto na zona urbana quanto rural de Cuiabá. Com um intervalo de confiança de 95% e margem de erro de 2,83% para mais ou para menos, o levantamento foi registrado junto à Justiça Eleitoral sob o número MT-05820/2024.

 
 
 
 

> Click aqui e receba notícias em primeira mão.


Comente esta notícia