O projeto de lei 7. 116 de 12 de julho de 2024, autoria do vereador Adevair Cabral (Solidariedade), aprovado recentemente na Câmara de Cuiabá, garante às pessoas com deficiência e idosos o direito de utilizar as vagas do sistema rotativo digital Cidade Verde sem custos e sem limitação de tempo. A iniciativa atende a um clamor da sociedade, assegurando que essas pessoas possam estacionar de forma gratuita e permanecer pelo tempo que precisarem.
Segundo o vereador Adevair, o objetivo é facilitar o dia a dia de quem já enfrenta desafios de locomoção.
"Nada mais justo que um estacionamento rotativo, que é uma concessão ao empresário, conceder isenção às pessoas idosas e com deficiência, para que não precisem pagar por período indeterminado. Se ele quiser ficar o dia inteiro, que fique. Esse é o nosso projeto", destacou Cabral.
Para usufruir do benefício, idosos e pessoas com deficiência devem estar devidamente credenciados pela Secretaria de Mobilidade Urbana (SEMOB) e utilizar o aplicativo DIGIPARE para emitir o ticket eletrônico de estacionamento. As vagas disponíveis são destinadas às vias públicas do Centro de Cuiabá.
A iniciativa foi amplamente elogiada pelos vereadores, que parabenizaram Adevair pelo olhar atento e sensível às necessidades dessas parcelas da população. "Esse projeto é uma vitória para todos nós, e agradeço a cada colega que votou a favor. Estamos promovendo inclusão e dignidade", completou o vereador.