menu
03 de Julho de 2024
facebook instagram whatsapp
lupa
menu
03 de Julho de 2024
facebook instagram whatsapp
lupa
fechar

POLÍTICA NACIONAL Terça-feira, 25 de Junho de 2024, 10:19 - A | A

Terça-feira, 25 de Junho de 2024, 10h:19 - A | A

SEM LIDERANÇA

Joaquim Barbosa diz que Lula é omisso e ‘incapaz de liderar o país em várias áreas"

Na publicação, Barbosa afirmou que o país está “acéfalo” em várias “questões de sociedade” e classificou o parlamento brasileiro como “omisso, retrógrado, um horror”. Ele também acusou Lula de falta de liderança

 


O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, usou as redes sociais nesta segunda-feira (24) para criticar duramente a postura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) diante do avanço de projetos da pauta conservadora no Congresso Nacional.

 

Na publicação, Barbosa afirmou que o país está “acéfalo” em várias “questões de sociedade” e classificou o parlamento brasileiro como “omisso, retrógrado, um horror”. Ele também acusou Lula de falta de liderança.

 

“O Presidente da República, também omisso em muitas questões, em cima do muro em outras, conservador ‘à la carte’, é incapaz de liderar o país em várias áreas em que poderíamos avançar significativamente se o natural poder de liderança e persuasão conferido ao ocupante da cadeira presidencial fosse inteligentemente usado para fazer avançar certas pautas que nos colocam na ‘vanguarda do obscurantismo’!”, escreveu Barbosa.

 

O governo Lula tem sofrido sucessivas derrotas na chamada “pauta de costumes”.

 

Entre elas, a derrubada do veto às saídas temporárias de presos, o avanço da PEC que criminaliza o porte e a posse de qualquer quantidade de droga, e a aprovação da urgência do PL que equipara o aborto a partir da 22ª semana ao crime de homicídio.

 

 

Buscando evitar desgastes com bancadas numerosas do Congresso, como a evangélica, o Palácio do Planalto tem evitado se envolver nas discussões de propostas que fogem do âmbito da pauta econômica.

 

A postura tem sido criticada por parte de setores progressistas.

 

Indicado por Lula ao STF em 2003, Joaquim Barbosa foi ministro da Corte até 2014.

 

Primeiro negro a ocupar uma cadeira no Tribunal, ficou mais conhecido durante o julgamento do Mensalão, que condenou nomes da alta cúpula petista.

 

Após a sua aposentadoria, chegou a considerar uma candidatura à Presidência da República em 2018. Já em 2022, declarou voto em Lula contra o então presidente Jair Bolsonaro.

 

 
 
 

 

> Click aqui e receba notícias em primeira mão.

 


Comente esta notícia