Nos últimos dias, brigas entre Graziela Gonçalves, viúva de Alexandre Magno Abrão, o Chorão, e o filho do cantor, Alexandre Lima Abrão, ganharam destaque. Os dois brigam na Justiça desde 2022 por questões monetárias envolvendo a marca Charlie Brown Jr.
De acordo com o espólio de Chorão, Graziela possui 45% dos direitos de imagens e produtos, incluindo marcas referentes ao cantor e à banda Charlie Brown Jr. Já o herdeiro, por sua vez, possui 55% desses direitos.
O primeiro processo
Em 2022, Graziela processou Alexandre, acusando-o de fechar aproximadamente 20 contratos com empresas sem prestar contas a ela. De acordo com os advogados da mulher, Maurício Guimarães Cury e Rafael Barros Almeida, do escritório Cury e Moure Simão Advogados, ela ainda não recebeu as receitas desses contratos negociados.
Em outubro de 2022, o juiz Felipe Poyares Miranda, da 16ª Vara Cível do Fórum Central de São Paulo, determinou que Alexandre prestasse contas à Graziela. Na época, uma perita contábil foi contratada para analisar os valores recebidos por Alexandre por essas negociações sem o consentimento de Graziela. O processo aguarda a entrega do laudo para continuar.
O segundo processo
Em 2023, Graziela processou novamente Alexandre. Desta vez, alegando que ele ignorou os direitos dela e registrou sozinho a marca Charlie Brown Jr no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Segundo a defesa da viúva, houve tentativa de resolver o assunto de forma amigável, mas o herdeiro do cantor negou a possibilidade de conciliação.
A defesa de Alexandre, o advogado Reginaldo Ferreira Lima, cita em processo que Graziela "distorceu os fatos de má fé", dando a entender que a situação não foi bem essa. O caso, assim como o primeiro, segue em andamento.
O que a banda tem a dizer
Em nota publicada nas redes sociais, o grupo afirmou que as ações envolvem Graziela, Alexandre e questões do espólio de Chorão e que, oficialmente, eles não têm nada a dizer sobre o assunto.
Quem são Alexandre e Graziela
Graziela Gonçalves foi casada com Chorão por quase 20 anos. Ela também inspirou algumas músicas de sucesso da banda. Em 2018, ela lançou o livro Se não eu, quem vai fazer você feliz? Minha História de amor com Chorão.
Alexandre é filho de Chorão de outro relacionamento. Além da madrasta, o rapaz já se envolveu em brigas com integrantes da banda, como os guitarristas Marcão Britto e Thiago Castanho. Em 2021, os três elaboraram um projeto para organizar o retorno do grupo aos palcos. Porém, um desentendimento fez com que o planejado não saísse do papel. Em nota, os músicos chamaram Alexandre de “escroto, imaturo e que não honra o legado do pai”.
Alexandre Magno Abrão, o Chorão, da banda Charlie Brown Jr, foi encontrado morto em março de 2013. Na época, ele tinha 42 anos.