Na manhã deste sábado (7), o subtenente Paulino Cristovam da Silva, de 52 anos, faleceu após cair de seu cavalo momentos antes do início do desfile de 7 de Setembro, no Sambódromo do Anhembi, Zona Norte de São Paulo. O policial, que atuava na cavalaria da Polícia Militar há 32 anos, preparava-se para participar do evento quando ocorreu o acidente.
A Secretaria da Segurança Pública (SSP) confirmou a morte e divulgou uma nota lamentando o falecimento do subtenente. “A SSP lamenta a morte do Subtenente da PM Paulino Cristovam da Silva, de 52 anos […] A causa da morte está sendo investigada pela Polícia Militar, que presta total apoio aos familiares do policial”, declarou o comunicado.
Testemunhas que estavam no local relataram que o cavalo do subtenente Paulino teria disparado, o que resultou na queda do policial. Ele teria batido a cabeça no chão, perdendo a consciência. Seus colegas tentaram reanimá-lo com massagem cardíaca, mas ele não voltou a si. Em seguida, foi levado por uma ambulância ao hospital de Santana, onde os médicos confirmaram seu falecimento.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, também lamentou o ocorrido. “Meus mais sinceros sentimentos pela morte do subtenente Paulino Cristovam da Silva, de 52 anos, […] Que neste momento Deus conforte familiares e amigos”, escreveu o governador em suas redes sociais.
Segundo colegas do policial, Paulino era muito respeitado na corporação e estava prestes a se aposentar, com sua aposentadoria marcada para a próxima semana. Ele gostava de participar dos desfiles de 7 de Setembro todos os anos e, inclusive, havia sido filmado por um amigo durante os treinos preparatórios na véspera do evento.
O subtenente será sepultado com honras militares, em homenagem aos seus anos de serviço prestados à Polícia Militar de São Paulo.