Uma influenciadora do Sul do Brasil se tornou alvo de críticas após publicar um vídeo ao lado do filho, que é branco e tem olhos azuis. No conteúdo, ela afirmou, de maneira que classificou como uma brincadeira, que aquela seria a “forma de fazer filhos alemães”, fazendo referência a uma expressão regional que associa pessoas brancas de olhos claros a essa nacionalidade.
A mulher destacou que também é descendente de alemães e afirmou ter orgulho de sua ancestralidade, mencionando que a cor de sua pele e de seus olhos reflete a herança dos seus pais e avós, os quais ajudaram a construir a região do Vale Europeu, uma região próspera e com um dos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) mais altos do Brasil, conhecida por sua forte influência da imigração europeia.
As palavras da influenciadora geraram reações negativas em grupos militantes de esquerda, que a acusaram de racismo por exaltar exclusivamente a aparência branca do filho. Em resposta às críticas, a influenciadora argumentou que o Brasil é um país miscigenado e que todas as raças devem ser respeitadas. Ela também ressaltou que há uma parcela da população brasileira que é branca de olhos claros e que esse grupo, assim como os demais, merece reconhecimento e respeito.