Na manhã desta sexta-feira (7), um avião de pequeno porte caiu na Avenida Marquês de São Vicente, na Barra Funda, Zona Oeste de São Paulo, resultando na morte de duas pessoas. As vítimas foram identificadas como o advogado Márcio Louzada Carpena, de 49 anos, e o piloto Gustavo Carneiro Medeiros.
Márcio Carpena, professor de Direito na Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Porto Alegre e palestrante motivacional, viajava frequentemente por todo o Brasil para dar palestras sobre mudanças de comportamento. Ele era sócio majoritário do escritório Carpena Advogados, com filiais em Porto Alegre e Caxias do Sul. Além disso, Carpena era divorciado e pai de três filhos menores.
Nas redes sociais, Carpena se descrevia como alguém dedicado a "ajudar e motivar pessoas a verem o mundo de uma forma diferente", com a intenção de contribuir para a construção de uma sociedade mais doce, verdadeira e próspera. Uma hora antes do acidente, ele publicou um vídeo no Instagram indicando que estava deixando São Paulo a bordo de seu jatinho, com destino a Porto Alegre.
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RS) lamentou sua morte, destacando sua grande trajetória na advocacia. Carpena, em seu perfil no Instagram, havia compartilhado momentos de seus voos, incluindo um post de 26 de dezembro de 2024, no qual anunciava seu primeiro voo na aeronave com o piloto Gustavo Medeiros, que também estava a bordo e perdeu a vida no acidente.
Gustavo Medeiros, de acordo com seu perfil no LinkedIn, era um piloto experiente, formado em Administração e Ciências Aeronáuticas pela PUC-RS, com 3.819 horas de voo como copiloto e 1.912 horas como comandante. Ele tinha ampla experiência em aviões de transporte regional, como o modelo ATR, e estava a bordo do jato que caiu na sexta-feira.
Piloto Gustavo Medeiros e o dono da aeronave, Márcio Carpena — Foto: Reprodução/Redes sociais
A aeronave, fabricada em 1981, foi comprada por Carpena em 11 de dezembro de 2024. De acordo com informações dos Bombeiros, os corpos das vítimas foram encontrados carbonizados dentro da aeronave.
Além das vítimas fatais, o acidente deixou dois feridos: um motociclista que foi atingido por destroços do avião e o motorista de um ônibus que também foi atingido pela queda. O estado de saúde deles não foi divulgado até o momento. O Corpo de Bombeiros segue investigando as causas do acidente.