É falsa a informação de que a Defensoria Pública cobra por atendimento, peticionamento, ou qualquer outro tipo de serviço judicial ou extrajudicial, ou que exige assinatura digital e reconhecimento facial de qualquer cidadão.
Toda assistência jurídica realizada pela Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT) é 100% gratuita, realizada por defensores públicos e pelos servidores do órgão.
Na última quarta-feira (26), uma cidadã foi até o Núcleo de Cáceres (219 km de Cuiabá) relatar que recebeu uma mensagem via WhatsApp de um suposto escritório de advocacia, alegando que representava a Defensoria Pública, afirmando que ela havia obtido êxito em uma ação judicial e que o valor da causa estaria disponível para resgate, desde que ela assinasse um documento digitalmente e fizesse o reconhecimento facial.
Como não tem familiaridade com tecnologia, ela não assinou, não fez o reconhecimento facial e decidiu ir pessoalmente até a Defensoria, onde foi constatada a tentativa de golpe.
Todos os canais de atendimento oficiais da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso, incluindo telefone (WhatsApp) e endereço de cada núcleo, estão disponíveis no site da Instituição (https://www.defensoria.mt.def.br).
A DPEMT presta assistência jurídica gratuita a todo cidadão que comprovar insuficiência de recursos para arcar com os custos de um advogado particular, assim como toda pessoa em situação de vulnerabilidade, como mulheres vítimas de violência, idosos, crianças e adolescentes, pessoas em situação de rua, superendividados etc.
Histórico – Não é a primeira que golpistas utilizam o nome da Defensoria Pública para tentar aplicar golpes. Em março do ano passado, circulou em conversas de WhatsApp a informação falsa de que o órgão cobrava pelo atendimento jurídico em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá.
Os golpistas utilizaram como imagem de perfil a foto da fachada do Núcleo de Várzea Grande, e solicitam dinheiro utilizando indevidamente o nome da Defensoria Pública. Porém, foi constatado na época que não havia nenhuma assessora jurídica com o nome informado pelo golpista e nem previsão de reforma no Núcleo de Várzea Grande.
> Click aqui e receba notícias em primeira mão.
Adalberto Lopes de Sousa 28/03/2025
A Densoria Publica do Estado de Mato Grosso é referencia em todos ps atendimentos juridicos da população de um modo geral. Agora a criminalidade e os golpistas não estão nem aí pa ra denegrir uma Instiruição tão seria e patente de legalidade em seus atos. JAMAIS A DEFENSORIA PUBLICA DO ESTADO DE MATO GROSSO fez e ou cometeu quaisquer irregularidades em todos os ângulos. Até que ponto chegamos. Devemos tomar providencias urgentes e serias no sentido de identificar os CRIMININOSOS e punir com severidade que o caso requer. A DEFENSORIA PUBLICA É SERIA E CUMPRE O SEU PPEL INSTITUCIONAL com sabedoria, ética profossional e acima de tudo honesta.
1 comentários