Com sucesso de público, a segunda edição do projeto social Despertar para o Autismo, visa oportunizar a população a compreender a vivência de mães, pais, educadores e cuidadores de pessoas com autismo, por meio de palestra e roda de conversa, compartilhando informações e saberes sobre o Transtorno de Espectro Autista (TEA). As palestras e inscrições são gratuitas e limitadas com programação de seis ações em Cuiabá, e as próximas já estão definidas nos bairros Santa Isabel e Boa Esperança.
O projeto visa mostrar caminhos e situações em que as famílias, os pais, cuidadores, educadores e as crianças possam ter um alívio emocional e de Saúde para seguir essa jornada de inclusão.
A palestra será ministrada pela presidente do Instituto Psicossocial Renascer do Autismo – (IPRA), Juliana Maria Silva Fortes, mãe de pessoa autista, militante na causa desde 2015, quando descobriu o transtorno do filho aos 4 anos e 8 meses de idade, e que também foi diagnosticada dentro do espectro na fase adulta, em 2022.
A conscientização sobre o autismo desempenha um papel vital em várias frentes. Não só fomenta a aceitação e a inclusão das pessoas com autismo na sociedade, mas também ao combate do estigma e preconceito. Além disso, é essencial para disseminar conhecimento, facilitando o diagnóstico e a intervenção precoce: onde o público poderá conhecer e entender as estereotipias do autista e as formas de como lidar em momentos de crise do autista.
A falta de conhecimento traz o bullying, falta de tolerância, de respeito e julgamentos quando o autista sai do seu “eu”, fugindo dos padrões da “normalidade”. Além de muitas famílias serem desfeitas, onde, em sua maioria ocorre a separação dos pais, por não saberem lidar em conjunto com o transtorno e por afetar o financeiro da família, uma vez que o tratamento não é barato.
O TRANSTORNO
O TEA é um Transtorno do Neurodesenvolvimento caracterizado por dificuldades de interação social, comunicação social e comportamentos repetitivos e restritos. E existem habilidades a serem desenvolvidas de acordo com a idade.
A pessoa autista não sofre de uma doença e pode ser enquadrada em níveis de suporte, que variam de acordo com a autonomia e comprometimento das habilidades sociais e motoras, podendo também a pessoa oscilar entre esses graus no decorrer dos anos, quando diretamente ligado a estímulos de aprendizagem ou a acontecimentos traumáticos.
Dentre as comorbidades existem alguns relacionados a alergia ao leite, surdez ou transtorno da linguagem, por exemplo. E quanto as excepcionalidades, elas estão ligadas a problemas neurológicos associados ao autismo, como o TDAH (Transtorno do Défict de Atenção com Hiperatividade) ou TOD (Transtorno Opositor Desafiador).
Há dois dias importantes no calendário que fortalecem a causa: em 02 de abril é comemorado o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo e em 18 de junho o Dia Mundial do Orgulho Autista.
PROGRAMAÇÃO
O projeto social Despertar para o Autismo é uma realização do Instituto INCA-Inclusão, Cidadania e Ação, patrocinado pelo Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setac-MT), via emenda parlamentar impositiva do deputado estadual Wilson Santos e tem na programação seis ações, em Cuiabá.
Começou pela região Sul, em dezembro de 2024, na Escola Cívico Militar Professora Maria Dimpina Lobo Duarte, localizada na avenida Fernando Corrêa da Costa, 4695 - Chácara dos Pinheiros, seguiu para a região Norte, na Escola Estadual André Avelino Ribeiro, com sucesso de público, e, agora, vai para a região Oeste, na EMEB – Escola Municipal de Educação Básica Professor Ranulpho Paes de Barros, na rua Deputado Celso Mendes Quintela, no bairro Santa Isabel, entre os dias 25 e 26 de fevereiro, com inscrição virtual pelo link - https://www.sympla.com.br/evento/despertar-para-o-autismo-regiao-oeste/2835634?referrer=linktr.ee.
A quarta ação que será na região Leste de Cuiabá, no bairro Boa Esperança, na Escola Estadual Francisco Alexandre Ferreira Mendes, entre os dias 11 e 12 de março. As inscrições estão abertas pelo link - https://www.sympla.com.br/evento/despertar-para-o-autismo-regiao-leste/2840283.
SERVIÇO
Mais informações pelo telefone (65) 98472-7156 ou pelo Instagram - https://www.instagram.com/institutoincamt/ e site www.institutoinca.com.br.
Click aqui e receba notícias em primeira mão
Adair goncalina Costa Monteiro 20/02/2025
Ótima oportunidade para pessoas da saude
1 comentários