O secretário de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) de Mato Grosso, Marcelo de Oliveira, reafirmou o compromisso do governo estadual em concluir as obras do Bus Rapid Transit (BRT) até 2026, no trecho entre o Hospital do Câncer e o Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande. No entanto, ele destacou que a conclusão depende de novas contratações e possíveis ajustes no projeto.
"Não posso dar uma data, porque depende da contratação das novas empresas para concluir a obra e se haverá alguma alteração no projeto de execução, mas vamos cumprir o compromisso de concluir. Esperamos que até o final de 2026, mas não podemos garantir", afirmou Oliveira durante audiência pública na Assembleia Legislativa, na manhã desta segunda-feira (17).
O secretário destacou que, além dos desafios técnicos, a insegurança jurídica tem sido um dos principais obstáculos para o avanço do projeto. Ele negou qualquer motivação política na condução das obras e ressaltou que o governo estadual está empenhado em superar as barreiras legais e contratuais para garantir a continuidade do modal.
Durante a audiência, Marcelo de Oliveira criticou a postura do ex-prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, que teria criado dificuldades para o andamento das obras. "Ele chegou a afirmar que, enquanto fosse prefeito, o BRT não sairia", disse o secretário, atribuindo parte do atraso ao embate político e às decisões administrativas da antiga gestão municipal.
Além disso, Oliveira reconheceu que as empresas contratadas inicialmente não tiveram o desempenho esperado, o que levou o governo a rescindir o contrato com o consórcio BRT. No entanto, ele ressaltou que a gestão estadual buscou um rompimento amigável, pois há interesse em manter o consórcio na implantação do trecho entre a Avenida do CPA e o CREA-MT. Já a continuidade das obras até o limite com Várzea Grande será conduzida por novas empresas a serem contratadas.
Apesar das dificuldades, o governo de Mato Grosso mantém a meta de modernizar o transporte público de Cuiabá e Várzea Grande. O projeto do BRT é considerado essencial para melhorar a mobilidade urbana e oferecer um sistema eficiente, seguro e sustentável para a população.
A expectativa da Sinfra é garantir um novo ritmo às obras com a reestruturação dos contratos, para que o modal esteja concluído até o final de 2026.
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