menu
01 de Outubro de 2024
facebook instagram whatsapp
lupa
menu
01 de Outubro de 2024
facebook instagram whatsapp
lupa
fechar

CIDADES Domingo, 29 de Setembro de 2024, 14:08 - A | A

Domingo, 29 de Setembro de 2024, 14h:08 - A | A

ENTENDA

Virginia Mendes e Setasc anunciam projeto "Alimentos da Terra"

Nova ação social foi anunciada em reunião com lideranças indígenas da etnia Xavante do município de Campinápolis

 

A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, junto com a Secretaria de Estado de Assistência Social (Setasc), anunciou a criação de um novo projeto no âmbito do programa SER Família Indígena. Trata-se do "Alimentos da Terra", que busca auxiliar e capacitar a comunidade das aldeias no cultivo de alimentos. A nova ação social foi anunciada, na última sexta-feira (27), em reunião com lideranças indígenas do município de Campinápolis (a 553 km de Cuiabá).

 

"Tenho certeza que esse projeto irá auxiliar os povos indígenas a aproveitar os alimentos, seja para consumo, ou como fonte de renda. Eu sempre digo que podem contar com o Governo de Mato Grosso e agradeço os nossos parceiros, o deputado Max Russi, a secretária Grasi, que lidera a Setasc e tira os meus sonhos do papel, e também à deputada Gisela Simona. Gratidão a todos", disse a primeira-dama Virginia Mendes.

 

Encontro com lideranças indígenas contou com a presença da primeira-dama Virginia Mendes

Encontro com lideranças indígenas contou com a presença da primeira-dama Virginia Mendes - Foto: Jana Pessôa

 

A iniciativa é uma parceria da Setasc, por meio da Superintendência de Assuntos Indígenas, com a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf) e a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer).

 

A secretária de Estado de Assistência Social, coronel Grasi Paes Bugalho, destacou que o projeto "Alimentos da Terra - SER Família Indígena" vem para agregar outras ações do Governo de Mato Grosso e relembrou de algumas que foram realizadas somente neste ano no município de Campinápolis.

 

"Esse projeto possibilitará às aldeias plantarem os alimentos, venderem o excedente, terem conhecimento do manejo da terra e conquistarem autonomia. Lembro que, em abril, realizamos uma ação e percorremos 162 aldeias para fazer o recadastramento das famílias no Cadastro Único para que o Programa SER Família Indígena pudesse aumentar o alcance e atender com a transferência de renda. Já entregamos cestas de alimentos, por meio do Programa SER Família Solidário, e uma van para apoiar na referência de assistência social à população indígena com o apoio da senadora Margareth Buzetti”, declarou a secretária.

> Click aqui e receba notícias em primeira mão.

 


Comente esta notícia