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ECONOMIA Sábado, 11 de Janeiro de 2025, 12:21 - A | A

Sábado, 11 de Janeiro de 2025, 12h:21 - A | A

SUBIU 9,7%

Aumento no preço do óleo de cozinha e de alimentos impacta consumo em MT

O levantamento revelou que o preço médio do óleo de soja subiu 9,7% em relação a outubro, passando de R$ 8,26 para R$ 9,06.

 

O tradicional óleo de cozinha ficou mais caro para os consumidores brasileiros em novembro, conforme aponta o estudo “Variações de Preços: Brasil & Regiões”, realizado pela Neogrid e divulgado no final de dezembro. O levantamento revelou que o preço médio do óleo de soja subiu 9,7% em relação a outubro, passando de R$ 8,26 para R$ 9,06.

 

O aumento não ficou restrito ao óleo: as carnes bovina e suína também registraram elevações significativas, com altas de 7,2% e 6,1%, respectivamente. Essa tendência vem se consolidando ao longo dos últimos quatro meses, pressionando ainda mais o orçamento das famílias.

 

Anna Fercher, head de Customer Success e Insights da Neogrid, alertou para as possíveis consequências desse cenário. “A elevação contínua nos preços pode alterar o comportamento de consumo, levando os brasileiros a buscarem alternativas mais econômicas ou a reduzirem o volume de compras. Isso impacta não só a cesta de consumo, mas também a cadeia de abastecimento, exigindo estratégias mais eficientes e sustentáveis para atender à demanda.”

 

Café Lidera as Altas no Acumulado do Ano

No acumulado do ano até novembro, o café em pó e em grãos foi o item que apresentou maior variação de preço, com um aumento de 38%. O produto passou de R$ 36,89 em dezembro de 2023 para R$ 50,90 no último levantamento. Na sequência, destacam-se o óleo (27,2%), leite UHT (20,6%), carnes suínas (20,4%) e queijos (20,1%).

 

Destaques Regionais no Centro-Oeste

A região Centro-Oeste registrou altas expressivas em algumas categorias de produtos:

  • Óleo de soja: +10,5%
  • Carne bovina: +10,3%
  • Água mineral: +8,5%
  • Xampu: +6,5%
  • Legumes: +4,7%

 

Por outro lado, algumas categorias tiveram quedas consideráveis, proporcionando um alívio para os consumidores:

  • Detergente líquido: -25,7%
  • Molho de tomate: -10,8%
  • Farinha de mandioca: -10,8%
  • Farinha de trigo: -10,7%
  • Sal: -6,1%

 

Com o aumento dos preços de itens essenciais, a dinâmica de consumo deve mudar em várias regiões do país. Alternativas como a busca por produtos substitutos e a redução no volume de compras são estratégias que devem ser cada vez mais adotadas pelos consumidores para enfrentar esse cenário.

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