menu
24 de Abril de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
menu
24 de Abril de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
fechar

ECONOMIA Terça-feira, 11 de Junho de 2024, 23:18 - A | A

Terça-feira, 11 de Junho de 2024, 23h:18 - A | A

PREJUÍZO PESADO

Mudança fiscal desastrosa de Lula faz China comprar 208 mil toneladas de soja dos EUA

 
Uma decisão desastrosa do governo brasileiro está causando uma reviravolta no mercado global de soja, com a China, maior compradora de commodities do mundo, redirecionando suas compras para os Estados Unidos. Desde a última terça-feira (4), quando a nova medida fiscal foi anunciada, a China adquiriu pelo menos 208 mil toneladas de soja americana, conforme dados do Departamento de Agricultura dos EUA.

 

A Medida Provisória das Compensações, proposta pela administração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, limita a capacidade dos exportadores e processadores de commodities de monetizarem alguns créditos fiscais, provocando uma reação imediata e negativa no mercado. As vendas relâmpago de soja americana para a China, as primeiras desde janeiro, expõem a miopia da decisão governamental.

 

A medida já enfrenta críticas intensas de empresas do setor e do Congresso Nacional. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, está sob pressão e já considera retirar a decisão devido à indignação generalizada.

 

"A China está comprando suprimentos dos EUA porque os compradores no Brasil não podem repassar esses custos mais elevados ao agricultor", disse Victor Martins, gerente de risco para a América Latina da Amius. "Eles estão pagando mais porque as ofertas no Brasil são reduzidas".

 

Essa mudança fiscal, ao invés de beneficiar o país, está efetivamente enfraquecendo a posição do Brasil como maior exportador mundial de soja. A política, que aparentemente não considerou as complexidades do mercado global de commodities, está resultando em uma perda significativa de competitividade para o Brasil.

 

A situação destaca a falta de visão estratégica do governo, que ao tentar impor restrições fiscais, acabou beneficiando diretamente seus concorrentes internacionais. Com a demanda chinesa sendo redirecionada para os EUA, os produtores americanos estão capitalizando a oportunidade criada pela inépcia brasileira.

 

As implicações dessa política são profundas. O êxodo de compradores internacionais é um golpe duro para a economia brasileira, que depende fortemente das exportações de soja. A decisão infeliz de Lula está comprometendo a balança comercial do país e colocando em risco a estabilidade econômica dos agricultores brasileiros.

 

Enquanto Brasília se debate com a controvérsia, a comunidade agrícola do Brasil observa com crescente frustração. As mudanças tributárias não só falham em apoiar os produtores nacionais, mas também fortalecem os concorrentes globais, prejudicando ainda mais a já frágil economia brasileira.

 

As ações imediatas do governo serão cruciais. A reversão da medida pode ser um passo necessário para recuperar a confiança do mercado e reestabelecer a posição do Brasil como líder global na exportação de soja. Sem uma mudança de direção, o país arrisca continuar perdendo espaço para concorrentes mais ágeis e menos onerados por políticas fiscais ineficazes.

 
 

> Click aqui e receba notícias em primeira mão.

 
 

Comente esta notícia

ALAN 12/06/2024

Ja ja começa o desemprego e inflação nunca vistos.. ai sim quero ver os quebrados passando forme e os ricos saindo da carne tipo wagyu para picanha precoce, e sinceramente n consigo entender os quebrados comemorando que os ricos vão pagar mais caro desta vez.. kkkkk esse povo acha que não existirá efeito em cascata é? Quem se ferra mais, quem tem nada ou quem tem muito? quem tem nada deixa de existir, quem tem muito passa a ter algo ainda.. e ai.. valeu a pena?

positivo
1
negativo
0

1 comentários