A capital mato-grossense segue em pleno desenvolvimento. Os dados do Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2022 mostram que a população de Cuiabá chegou a 650.877 habitantes, um aumento de quase 18% em relação ao Censo de 2010. A cidade sente esse boom de crescimento nos empreendimentos: surgem novos bairros e o setor da construção civil segue aquecido.
De acordo com o professor e economista, Vivaldo Lopes, o aumento populacional está diretamente ligado ao aumento de riqueza e ao pleno emprego. "Os setores de comércio e serviço impulsionam a economia local. As pessoas têm aqui oportunidade de trabalho e de melhorar a renda", explicou, ao destacar que "esse dinamismo tem atraído o setor da construção civil com novos empreendimentos".
É neste cenário de prosperidade que surge a inovação para moradias. Na região Oeste de Cuiabá, por exemplo, a criação de um novo bairro totalmente planejado vai transformar a vida de quem mora na região com tecnologia, mobilidade urbana e infraestrutura especializada em viver bem.
O bairro Vinhedos Oliveiras chega com a proposta de smart city (cidade inteligente). O projeto vai muito além do paisagismo, integra a praça ao parque linear, pista de skate, bicicletário, quadra de areia, eletroposto, sistema de segurança integrado e de armazenamento e coleta de lixo subterrânea com Wi-Fi em todas as áreas comuns.
"Cuiabá merece esse projeto grandioso que irá transformar a forma de viver. Estamos empenhados em entregar um bairro dinâmico e moderno que irá proporcionar lazer, segurança, mobilidade urbana e integração com a natureza elevando o padrão de luxo que se conhece", destacou o CEO da Abitte Urbanismo, Francisco Colnaghi Neto.
Diferenciais
O Vinhedos Oliveiras tem aproximadamente 10 milhões de m² e mais de 3 milhões de m² são de área verde. O bairro está sendo construído entre a Avenida Antártica e o Contorno Norte, uma localização estratégica, próximo a shoppings, supermercados, hospitais e centros comerciais.
De acordo com Francisco, a Abitte Urbanismo vai garantir melhorias na mobilidade urbana na região com a construção de uma ciclovia de 21 quilômetros de extensão. Além disso, estão previstas para começar em 2025, em parceria com Governo do Estado, as obras de duplicação do trecho da Avenida Antártica entre o Contorno Norte até o acesso ao Distrito do Sucuri.
O primeiro empreendimento do bairro já está pronto e entregue, o condomínio fechado horizontal Village Bordeaux. O segundo é o Lago Di Vino, condomínio exclusivo com apenas 250 lotes e terrenos que variam entre 510 a 950 m², está com as obras em andamento e previsão de entrega para 2026.