menu
21 de Novembro de 2024
facebook instagram whatsapp
lupa
menu
21 de Novembro de 2024
facebook instagram whatsapp
lupa
fechar

EDUCAÇÃO Terça-feira, 06 de Agosto de 2024, 14:31 - A | A

Terça-feira, 06 de Agosto de 2024, 14h:31 - A | A

ABERTURA

Festival de Robótica reforça inovação tecnológica e mira em futuro de jovens talentos

O governador Mauro Mendes marcou presença no evento e visitou a estrutura do festival, acompanhando em especial a competição na modalidade Sumô re Robôs, que está ocorrendo ao longo do dia.

 

A abertura oficial do Festival de Robótica Educacional de Mato Grosso, que ocorre de 6 a 8 de agosto no Sesi Papa, em Cuiabá, contou com a presença de autoridades que ressaltaram a importância dessa prática na educação. Eles destacaram como a educação maker, mão na massa, promove a inovação tecnológica e contribui para o desenvolvimento de jovens talentos, não apenas no estado, mas em todo o país, com a participação de competidores de 14 estados brasileiros no evento.

O presidente do Sistema Fiemt, Silvio Rangel, disse que o torneio é uma celebração do conhecimento, da inovação e da paixão pela inovação tecnológica, além de ser o compromisso das instituições envolvidas em desenvolver o futuro de Mato Grosso e do país.

“Por meio da educação e da preparação desses jovens que hoje são conhecidos como ‘robotiquers’, mas em um futuro bem próximo serão a força produtiva do nosso estado, com muito mais desenvoltura, qualificação e experiência”, disse o presidente.

Presente no evento, o superintendente nacional do Sesi, Wisley Pereira, considerou a realização do evento em Mato Grosso um marco histórico, já que traz uma arena da modalidade FRC considerada de nível internacional. Além disso, Wisley comemorou que a competição saiu do eixo Rio-São Paulo, alcançando o centro do país.

“É a primeira vez que a robótica sai do eixo Rio-São Paulo e vai para o coração do Brasil e que a gente leva a robótica para todos os estudantes que precisam e queiram fazer robótica. Mas isso é mais do que robótica: é aprendizagem”, pontuou Wisley.

.

Já o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, destacou que Mato Grosso possui 650 escolas estaduais, sendo destas 102 que possuem robótica educacional. A expectativa, segundo ele, é de que em 2025 esse número chegue a mais de 200 escolas com a educação maker oferecida aos alunos.

O secretário destacou que este será um ambiente de intensa cooperação e aprendizado, onde os estudantes poderão aplicar não apenas suas habilidades cognitivas, mas também as socioemocionais. "Além disso, terão a oportunidade de conhecer colegas de outros estados, o que é fundamental para a troca de experiências. Esse cenário só foi possível graças à parceria da Fiemt, do Sesi e do Senai."

A abertura do evento foi enriquecida pela apresentação dos alunos da fanfarra da Escola Estadual André Avelino de Freitas. Ao final, os estudantes foram animados por uma divertida performance do Robôzão.

.

Visita do governador

O governador Mauro Mendes marcou presença no evento e visitou a estrutura do festival, acompanhando em especial a competição na modalidade Sumô re Robôs, que está ocorrendo ao longo do dia. Na ocasião, Mendes parabenizou os alunos competidores e ressaltou a importância da parceria com o Senai para a promoção da educação tecnológica.

"Quero agradecer a parceria com o Senai, que tem sido um grande parceiro. Eu tive a honra também de ter sido presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso, ter feito parte dessa bela história que o Senai escreveu e escreve. Independente do resultado da competição, os estudantes ganham conhecimento e o mais importante, que é oportunidade de aprender na robótica, na tecnologia a profissão que será a profissão do futuro", destacou o governador.

 

 

Comente esta notícia