O Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário e Pecuário do Estado de Mato Grosso (SINTAP/MT), está participando do 2º Seminário Estadual sobre Defesa Agropecuária (2º Sedagro), realizado pelo Sindicato dos Servidores da Fiscalização Agropecuária do Maranhão (SINFA-MA).
O evento, que conta com o tema “Ética e Inovação no Serviço Público”, está sendo realizado nesta quinta-feira e sexta, dias 07 e 08 de novembro, no Auditório da Assembleia Legislativa de São Luís, no Maranhão. Na abertura do evento, o presidente do Sinfa -Ma, Diego do Amaral Sampaio, destacou a importância da defesa agropecuária para a manutenção da saúde dos animais e da população e também na eliminação de pragas que possam atrapalhar a produção brasileira.
A diretoria do Sinfa/MA, ainda aproveitou a ocasião para prestar homenagens para pessoas que trabalharam ajudando no desenvolvimento da atividade dentro da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (AGED/MA). Durante as honrarias, o presidente da União Nacional dos Fiscais Agropecuários (UNAFA), Francisco Saraiva foi convidado para participar como representante regional da Sociedade Brasileira da Defesa Agropecuária (SBDA), pelo palestrante e presidente da SBDA, Paulo Emílio Landulfo Medrado, que também é Fiscal Estadual de Defesa Agropecuária do Estado da Bahia - Médico Veterinário da ADAB.
A Diretora Financeira do Sintap/MT e médica veterinária, Maria Fernanda Freitas de Almeida Casula, ressaltou que não existe produção de alimentos sem defesa agropecuária e que a atividade além de ter papel fundamental para que ocorra a saúde única, no qual é reconhecida a conexão entre a saúde humana, animal, vegetal e ambiental, também é responsável pela certificação de todos os produtos de origem animal e vegetal que são exportados. “Durante a palestra foi exposto pelo Dr. Paulo Emílio, que o Brasil só se tornou referência na produção de alimentos depois que foi construída a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e com a efetivação da fiscalização agropecuária”, sintetizou Maria Fernanda. Dentro desse contexto, o médico veterinário, Paulo Emílio Torres, lembrou que 80% dos embargos ocorridos no país, foram de origem sanitária e não de ordem econômica.
O palestrante explicou que a sociedade precisa se conscientizar, compreender e valorizar, a importância do serviço realizado pelos servidores à frente da defesa agropecuária. Durante o encontro, a Diretora Financeira do Sintap/MT convidou o secretário geral da Sociedade Brasileira da Defesa Agropecuária (SBDA) , Nataniel Nogueira para uma visita ao Sindicato, para que juntamente com a presidente da fundação, Diany Dias e diretoria do Indea/MT, possam se organizar efetivamente para a 9ª Conferência Agropecuária que será realizada em 2026.
“Uma das falas importantes do palestrante, ressalta que a defesa agropecuária é questão de soberania nacional. Para a diretora, o encontro está sendo extremamente produtivo com muita troca de conhecimentos”, afirmou Maria Fernanda.
Ao longo do encontro serão abordados assuntos inerentes à atividade, desde a função institucional até os problemas do dia a dia vividos pelos servidores. Veja alguns dos temas que serão abordados: Defesa Agropecuária – Economia e Sustentabilidade; Servidor Público como Agente de Inovação; Ética e Integridade no Serviço Público; Inteligência Artificial Generativa e a Administração Pública; Assédio Moral no Serviço Público, Como Lidar?; Processo Administrativo Disciplinar: Saiba como funciona.