Os desafios de comunicar o setor mineral superando preconceitos e mostrando o potencial econômico da atividade em Mato Grosso serão abordados no painel “Mineração & Comunicação de Valor”, que será realizado neste sábado (09.11), às 13h15, no auditório Minerais, no Centro de Eventos do Pantanal.
O evento integra a programação da 2ª Expominério, que iniciou na quinta-feira (07.11) e segue até este sábado. Dentre os painelistas estão os jornalistas Disney de Paula, da DP Marketing Digital e um dos organizadores da feira; e Antonielle Costa, assessora de imprensa da Fomentas Mining Company. Além deles, também participa do painel o CEO do Instituto Minere, Gustavo Cruz.
“Fazer comunicação para o setor mineral e de se fazer ser entendido e compreendido é um desafio. O que a gente acaba vendo é uma relação errônea da mineração com as extrações ilegais de minérios. Isso não é mineração. A mineração é feita de forma responsável, obedecendo todas as regras e legislações brasileiras, um setor que gera emprego e renda. Somente aqui em Mato Grosso são em torno de R$ 6,8 bilhões por ano”, comentou Disney de Paula.
Ele apontou que há grandes mineradoras em Mato Grosso, mas isso acaba passando despercebido da imprensa, mesmo exercendo uma atividade com impacto no dia a dia das pessoas, como a água mineral que se consome, o celular que se utiliza, o copo que está nas residências, por exemplo.
“Por isso que a gente está trazendo esse painel para a Expominério. Vamos passar para os nossos colegas da comunicação o que é esse setor, a importância que ele tem para a nossa economia, os empregos que eles geram e para que as pessoas possam verdadeiramente conhecer a mineração. A gente espera passar a informação para os jornalistas da importância que esse setor tem na nossa vida e para nossa economia”, finalizou.
Após a palestra, os jornalistas serão recepcionados na sala VIP da Nexa para um coffee break.
Sobre a Expominério 2024
A Expominério 2024 segue com programação até sábado (09.11), com horário para visitação das 8h às 20h, no Centro de Eventos do Pantanal, além de palestras e cursos. O evento conta com o patrocínio oficial do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e da Companhia de Mineração de Mato Grosso (Metamat). Também tem patrocínio da Alpha Minerals e da Federação das Cooperativas de Mineração de Mato Grosso (Fecomin), Azevedo Sette Advogados, Nexa, Keystone, Aura Apoena, Rio Cabaçal Mineração, Ero Brasil Xavantina e Fomentas Mining Company.
O evento conta com apoio institucional da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Grupo de Trabalho da Mineração da ALMT, Frente Parlamentar da Mineração Sustentável (FPMin), Agência Nacional de Mineração (ANM), Instituto Brasileiro de Gemas & Metais Preciosos (IBGM), Associação dos Profissionais Geólogos do Estado de Mato Grosso (Agemat), Federação Brasileira dos Geólogos (Febrageo), Núcleo de Mineração da USP (Nap.Mineração), Câmara de Comércio Brasil-Canadá, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Abrasel.