A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) decidiu suspender temporariamente a visitação ao Morro de Santo Antônio, em Santo Antônio do Leverger, por um período de quatro meses, com possibilidade de prorrogação.
A medida, publicada no Diário Oficial de quarta-feira (8), visa garantir a segurança dos visitantes durante a execução de obras de infraestrutura para o ordenamento das trilhas e o uso público na Unidade de Conservação.
A suspensão ocorre após a MTPar (Mato Grosso Participações) iniciar a limpeza de uma trilha paralela no final de 2024.
No entanto, a obra foi executada de forma inadequada, resultando em uma trilha mais larga do que o planejado, de cerca de 10 metros, e em danos à vegetação do morro, que é tombado como patrimônio paisagístico, histórico e cultural.
O projeto da obra previa a construção de um novo caminho coberto com pedras, além de decks contemplativos, áreas de descanso, praças e um monumento alusivo à Guerra do Paraguai no topo do morro.
Também estavam previstas a criação de um estacionamento, guarita, lanchonete e praça no pé do morro. A licença ambiental para a execução dos serviços foi obtida junto à Sema.
Em dezembro de 2024, o Ministério Público Estadual (MPE) cobrou a apresentação de um plano de manejo para a unidade de conservação e questionou a realização da obra sem a conclusão desse plano.
O Governo do Estado informou que reavaliaria o projeto. Recentemente, o MPE, acompanhado de técnicos, realizou uma vistoria no local e constatou a degradação ambiental causada pela nova trilha, incluindo processos erosivos.
No último domingo (5), uma mulher de 46 anos sofreu uma queda enquanto subia o morro e precisou ser resgatada pelo Corpo de Bombeiros. Ela teve escoriações nos braços e possível fratura no nariz.
Maria Das Graças Andrade Bueno 09/01/2025
Parabéns para quem teve esta infeliz ideia
1 comentários