O grupo terrorista Hamas divulgou no último sábado (12) um vídeo em que aparece o soldado israelense Edan Alexander, feito refém durante os ataques de outubro de 2023. Com cidadania americana, Alexander teria sido sequestrado há 551 dias, conforme afirma no vídeo. A gravação tem cerca de três minutos, mas, por decisão da família, apenas imagens estáticas foram divulgadas ao público.
Ainda não é possível confirmar a data em que o vídeo foi gravado, o que levanta dúvidas sobre o estado atual do militar. A família de Alexander optou por não divulgar o vídeo completo, preservando a privacidade do soldado.
Segundo a imprensa israelense, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu conversou com os pais do refém e reforçou que Israel está empenhado em um “grande esforço” para trazer todos os sequestrados de volta.
Desde o início do conflito, em outubro do ano passado, 251 pessoas foram sequestradas por militantes do Hamas. Destas, 58 ainda permanecem em Gaza, e o Exército de Israel estima que 34 delas já estejam mortas.