O governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, decidiu isentar smartphones, computadores e outros produtos eletrônicos das tarifas de importação anunciadas recentemente. A medida foi divulgada na noite de sexta-feira (11/4) pela agência de Alfândega e a Patrulha de Fronteiras dos EUA.
As isenções valem tanto para a tarifa global de 10% quanto para o imposto de 125% direcionado exclusivamente à China, dois dos principais alvos das chamadas "tarifas recíprocas", anunciadas por Trump no início de abril.
A decisão vem após forte pressão de empresas de tecnologia americanas, preocupadas com o aumento expressivo nos preços de aparelhos fabricados na China, como celulares, notebooks e componentes essenciais para a indústria.
Além de smartphones e computadores, a lista de isenções inclui semicondutores, células solares e cartões de memória. No entanto, ainda não está claro se esses produtos estarão sujeitos a outra tarifa de 20%, que não foi especificada nas medidas anteriores. A BBC informou que solicitou esclarecimentos à Casa Branca sobre o tema.