menu
24 de Dezembro de 2024
facebook instagram whatsapp
lupa
menu
24 de Dezembro de 2024
facebook instagram whatsapp
lupa
fechar

POLICIAL Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2024, 16:52 - A | A

Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2024, 16h:52 - A | A

7 FORAM PRESOS

Operação desarticula garimpo ilegal na Terra de Sararé e apreende equipamentos e ouros; VEJA VÍDEOS

A PRF realizou bloqueios e fiscalizações em pontos estratégicos por 48 horas, resultando na apreensão de 163 gramas de ouro, três armas de fogo, uma motosserra, um motor estacionário e no cumprimento de um mandado de prisão

 

Uma operação conjunta envolvendo a Polícia Federal e outros órgãos de fiscalização foi realizada ao longo de três dias para reprimir crimes ambientais e econômicos na Terra Indígena Sararé, localizada entre Conquista d’Oeste e Pontes e Lacerda, em Mato Grosso. A ação teve como objetivo combater a extração ilegal de ouro, desocupar áreas ocupadas por garimpeiros e inutilizar equipamentos usados na garimpagem ilegal.

 

A operação contou com a participação da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), Grupo Especial de Fronteira (Gefron), Batalhão de Operações Especiais (Bope), Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e Força Tática de Mato Grosso.

 

A iniciativa foi motivada por um pedido da Funai, que relatou a grave situação na TI Sararé, onde centenas de garimpeiros estariam extraindo ouro ilegalmente, além de cometerem outros crimes.

 

Durante a operação, o Ibama inutilizou 14 escavadeiras hidráulicas, dois tratores, um veículo modificado para acesso a áreas de mata fechada, diversos motores estacionários, geradores de energia, caminhões e motos. A Polícia Federal assumiu a responsabilidade de identificar os proprietários dos equipamentos para responsabilizá-los penal e administrativamente.

 

A PRF realizou bloqueios e fiscalizações em pontos estratégicos por 48 horas, resultando na apreensão de 163 gramas de ouro, três armas de fogo, uma motosserra, um motor estacionário e no cumprimento de um mandado de prisão. Sete pessoas foram presas em flagrante.

 

Os autuados pelo Ibama serão incluídos na investigação conduzida pela Polícia Federal, que visa identificar os financiadores das atividades ilegais detectadas na região.

 

 

> Click aqui e receba notícias em primeira mão.

 

Comente esta notícia